Dia da Árvore em Criciúma: “Chás no Paço” promove conscientização ambiental

Foto: Letícia Cardoso/Decom

Por: OCP News Criciúma

20/09/2023 - 18:09

Em alusão ao Dia da Árvore, celebrado nacionalmente nesta quinta-feira (21), a Diretora de Meio Ambiente de Criciúma (DMACRI) promoveu a ação “Chás no Paço”. O evento ocorreu nesta terça-feira (19) no hall do Paço Municipal Marcos Rovaris, e nesta quarta-feira (20) no Jardim Interno da Prefeitura, envolvendo a distribuição de mudas de plantas nativas, exposição e degustação de chás, além do plantio de mudas com a participação ativa de servidores municipais.

Segundo Felipe Soratto, diretor da DMACRI, a iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância das árvores na melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Essas atividades fazem parte do planejamento referente ao mês da árvore. Logo, pensou-se em uma atividade que envolvesse os servidores municipais”, destacou Soratto.

A ação contou com a colaboração de um dos projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Jadna Rosso Coral e Mônica Pavei, bolsistas do projeto Fitoterapia Racional e Quinta do Chá, participaram da ação, fornecendo explicações durante a exposição e a degustação de chás. “A ação é uma oportunidade de ampliar a discussão sobre as plantas medicinais que fazem parte da rotina dos cidadãos. Essa popularização ajuda as pessoas a conhecerem e entenderem um pouco melhor sobre as plantas medicinais, saber o que estão consumindo e aprender a usá-las”, frisou Jadna.

De acordo com Daiana Silveira Colombo, coordenadora da DMACRI, as ações têm como finalidade chamar a atenção das pessoas para repensarem as questões relacionadas ao meio ambiente e compreenderem os benefícios que os cuidados oferecem.

O Dia da Árvore e da Floresta é comemorado em todo o território nacional em 21 de setembro. A escolha da data, próxima ao equinócio de primavera, tem como objetivo gerar reflexão sobre o desmatamento e a importância da conservação dos recursos naturais. A celebração visa influenciar campanhas de reflorestamento e educação ambiental, reforçando o papel crucial do meio ambiente na sociedade.