No próximo sábado (10), é o dia D de vacinação contra a gripe. A vacina estará disponível para toda população a partir de 6 meses de idade. Em Jaraguá do Sul, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sala de vacina e a Central de Imunização estarão abertas, das 8h às 17h.
De acordo a Secretaria de Saúde, desde o dia 7 de abril, quando iniciou a campanha, foram aplicadas 16 mil doses da vacina no município. No entanto, a Cobertura Vacinal (CV) na cidade é considerada baixa, com apenas 16,91%, das 65 mil pessoas dos grupos prioritários – crianças, gestantes e idosos. A vacinação previne o surgimento de complicações e óbitos decorrentes da doença, reduzindo a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
- Mais 1.000 vagas de emprego estão disponíveis em Jaraguá do Sul; confira
- Nova escola é inaugurada no bairro João Pessoa, em Jaraguá do Sul
A baixa procura pela vacina e o aumento no número de atendimentos em decorrência de sintomas respiratórios, causados principalmente por vírus como influenza, já impacta os serviços de saúde. Técnicos do setor apontam tendência de aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
O Secretário de Saúde, Rogério Luiz da Silva, chama a atenção para a importância da imunização dos grupos prioritários. “A vacina é a melhor forma de prevenir complicações graves causadas pelo vírus da gripe, especialmente entre os públicos mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas. Aqui em nossa cidade o foco principal será a influenza, mas as demais vacinas do calendário também estarão disponíveis”, disse.