Dia D da campanha Novembro Azul será realizado neste sábado em Içara

Foto: Divulgação

Por: OCP News Criciúma

24/11/2023 - 10:11 - Atualizada em: 24/11/2023 - 10:15

O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado, dia 25, o Dia D da campanha Novembro Azul. O Centro de Especialidades Médicas (CEM), no bairro Jardim Elizabete, estará aberto das 8h às 12h, para atender sobretudo a homens com mais de 45 anos.

O local vai realizar coleta de exames laboratoriais para check-up e diversas atividades voltadas à saúde, bem-estar e conscientização da detecção precoce do câncer de próstata. Durante todo o mês, o Município intensificou o chamado para que homens que estejam com exames laboratoriais em atraso, se cuidem. E para quem tiver a partir de 45 anos é solicitado o exame laboratorial para contagem do PSA (antígeno prostático específico) – que pode indicar o câncer de próstata.

Havendo alteração no resultado do PSA, o paciente é encaminhado para um urologista que solicitará exames complementares para completar o diagnóstico. O secretário de Saúde, Sandro Ressler, acredita que para algumas pessoas é difícil arranjar tempo durante a semana para se cuidar. Por isso a estratégia do Dia D, com a abertura CEM em um sábado, é uma alternativa crucial para ampliar a conscientização.

“É importante fazer o check-up uma vez por ano. Para qualquer problema que seja identificado, o paciente passará a ser imediatamente acompanhado. O câncer de próstata é o mais prevalente nos homens no Brasil, e o diagnóstico inicial aumenta as chances de cura”, salienta o secretário.

Entre os cuidados básicos, a coordenadora da Atenção Primária, Shirley Gazola, afirma que o indicado é, também, realizar o controle da hipertensão, do diabetes e colesterol, atualizar a carteira vacinal, manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente.

“Cuidar da saúde mental, diminuir o consumo de álcool e não fumar também contribuem para uma melhor qualidade de vida”, frisa.

A demanda para participar do mutirão é livre e os interessados devem comparecer ao CEM no horário estabelecido, portando documentos pessoais e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).