Desfile em comemoração ao aniversário de Joinville reúne 20 mil pessoas na Avenida Beira Rio

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

11/03/2024 - 13:03 - Atualizada em: 11/03/2024 - 13:11

No aniversário de 173 anos de Joinville, cerca de 20 mil pessoas se reuniram na Avenida Beira Rio para prestigiar o Desfile Comemorativo. O tempo colaborou e o sol brilhou na manhã de sábado, 9 de março, animando os presentes. Com um recorde de inscritos, mais de 100 instituições participaram do desfile deste ano.

O prefeito Adriano Silva destacou a participação voluntária dos joinvilenses no desfile, enfatizando o espírito de celebração da cidade. Para marcar os 50 anos da Educação Infantil em Joinville, seis Centros de Educação Infantil abriram o desfile das escolas da Rede Municipal, encantando o público com carrinhos decorados.

Durante o desfile da Apae, o estudante Kevin de Oliveira entregou ao prefeito um quadro que ele pintou durante as aulas de artes, representando uma paisagem de Joinville. Escolas da Rede Estadual, acompanhadas de fanfarras e escolas particulares, apresentaram projetos desenvolvidos nas unidades.

As forças de segurança de Joinville exibiram viaturas e equipamentos usados em atendimentos, resgates e salvamentos. As bandas do 62º Batalhão de Infantaria e dos Bombeiros Voluntários também se apresentaram.

O desfile contou com a presença de grupos que preservam as tradições culturais de Joinville, bem como clubes de dança, entusiastas de carros antigos e motos. O evento destacou a contribuição de diversos segmentos para a cidade, incluindo entidades recreativas, clubes de serviço, grupos folclóricos, entidades comerciais e industriais, órgãos públicos e grupos comunitários.

Para muitas instituições, foi a primeira vez desfilando na avenida. Dona Zeneide Vogelsanger, 85 anos, do Centro Geriátrico Blumengarten, desfilou pela primeira vez ao lado do marido, Horst Irineu, 87 anos, após 58 anos de casados. A Ofa Ong Florescer no Autismo também desfilou pela primeira vez, buscando conscientizar a sociedade sobre essa causa importante.

O desfile foi uma oportunidade para os joinvilenses demonstrarem orgulho e amor pela cidade. Edilene Silva Vieira, moradora há mais de 20 anos, assistiu ao desfile pela primeira vez para ver seu neto desfilar. Catia Wessling, acompanhada do filho Yago, 6 anos, destacou a importância de trazer as crianças para o evento. Roseli Fernandes, dona de padaria e moradora há muitos anos, expressou seu amor por Joinville, onde construiu sua família.