Desfile Cívico de Içara reuniu quase 10 mil pessoas

Foto: Departamento de Comunicação

Por: OCP News Criciúma

07/09/2023 - 13:09 - Atualizada em: 07/09/2023 - 13:34

O Desfile Cívico de Içara, realizado na manhã desta quinta-feira, dia 7, atraiu um público de quase 10 mil pessoas na rua Altamiro Guimarães. Considerando a participação de 54 entidades, divididas em 180 pelotões, um total de aproximadamente 4.500 pessoas desfilaram durante o evento. Os números fazem desta a maior edição do Dia da Independência já realizada no município.

 

Neste ano, o tema escolhido pela Administração Municipal foi Pátria, Brasil e Independência.

 

“Foi um dia memorável para todos os presentes. O Desfile Cívico é mais do que uma celebração festiva, é a oportunidade de reafirmarmos nosso compromisso com a história, a cultura e a sustentabilidade do Brasil e da nossa Içara. Que este desfile seja um lembrete constante de que, juntos, somos capazes de construir um Brasil mais justo e uma cidade mais unida para as gerações que virão”, pontua a prefeita Dalvania Cardoso.

 

Os primeiros a marcharem pela rua foram os militares do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (28º GAC), representando o Exército Brasileiro. Na sequência, vieram a Polícia Militar, Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, e as associações e entidades da cidade. Além da participação das escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs), o público pôde acompanhar a apresentação de sete fanfarras, sendo seis escolares e a outra do Grupo de Desbravadores e Aventureiros.

 

“Tivemos três fanfarras a mais do que no ano passado. Todas muito bem ensaiadas, abrilhantando o espetáculo. Os pelotões trouxeram fatos que marcaram a história do país, estado e município nestes 201 anos de Independência”, informa Elenice Alvim de Oliveira, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, pasta responsável pela organização do evento.