O Brasil é um destino conhecido mundialmente para as pessoas que curtem o naturismo, oferecendo belas praias para aqueles que desejam explorar o mar e a areia sem roupas. Um ranking divulgado pela CNN americana, publicado também na revista Nude & Natural e no livro “The World’s Best Nude Beaches & Resorts”, avaliou mil destinos em 50 países e destacou o Brasil como um local imperdível para os naturistas.
Dentre os destinos brasileiros mencionados no ranking, Massarandupió, localizada próxima a Salvador, recebeu destaque por superar a famosa “fila de biquínis de Copacabana” quando se trata de “exposição de pele”. Além disso, a região também foi elogiada pela qualidade de suas ondas, que atraem surfistas, e pelas impressionantes dunas de areia que encantam os naturistas.
No entanto, para aqueles que desejam ampliar seus horizontes e reduzir a quantidade de roupas em suas malas, o ranking apresenta opções em diversas regiões do mundo, abrangendo a Europa, África, Oriente Médio, América do Norte, Caribe, América do Sul e Oceania.
Confira a lista das 20 melhores praias de nudismos do mundo
Playa Naturista Chihuahua, Uruguai
A praia de nudismo mais famosa do Uruguai está localizada a 30 minutos de carro de Punta del Este, na Baía de Portezuelo. Segundo a CNN, além de toda a liberdade para estar “ao natural”, suas dunas fotogênicas e o fato de que as águas chegam a 25ºC mesmo no inverno são outros atrativos do local. A Playa Naturista Chihuahua foi reconhecida oficialmente como destino naturista em 2000 e, desde então, ganhou mais estrutura com a inauguração do Hotel El Refugio Nudista Naturista — um resort onde roupas são opcionais.
Praia Naturista de Nida, Lituânia
Apesar das águas frias do Mar Báltico, a praia de Nida encanta turistas por ter uma das mais altas dunas cobertas de flores silvestres de toda a Europa. No século XIX, ela abrigava uma colônia de artistas que atraía pintores, poetas e escritores da época. Quem caminhar no sentido sul pela costa ainda pode chegar à fronteira entre a Lituânia e a Rússia.
Little Palm Beach, Nova Zelândia
Ainda de acordo com a CNN, é tecnicamente legal andar nu em qualquer praia da Nova Zelândia, mas naturistas preferem se reunir em ambientes onde é bem reconhecida a opção de estar sem roupas. Um destes famosos destinos praianos é a Little Palm Beach, na Ilha Waiheke. Para chegar lá, é preciso pegar uma balsa de Auckland. A viagem dura de 40 a 60 minutos. Também é possível chegar de táxi ou motorista de aplicativo através de um percurso pela costa norte da ilha, além de uma pequena trilha. O destino ainda oferece, além da liberdade extra, proximidade com vinícolas, restaurantes e galerias de arte.
Praia Nugal, Croácia
Rodeada por falésias e pinheiros, esta praia remota fica de frente para a Ilha Brac. Bastante preservada, os turistas devem vir preparados com sua toalha ou cadeira e o que mais precisarem para o passeio, pois não há estrutura turística. Os naturistas podem chegar à praia após meia hora de caminhada de Makarska ou Tucepi, ou ainda de barco ou caiaque.
Moshup Beach, EUA
Localizada no luxuoso balneário de Martha’s Vineyard, a praia de Moshup tem como atração o histórico farol Gay Head, construído em 1799. Abaixo dele, o uso de roupas é opcional. Ao natural, é possível admirar as falésias avermelhadas que foram reconhecidas como Monumento Natural Nacional dos EUA em 1966. Atenção: enquanto Moshup não cobra entrada de seus naturistas, a vizinha Lucy Vincent, na mesma ilha, é uma praia naturista privada e, por isso, há taxas.
Black’s Beach, EUA
Tradicional há mais de cinco décadas, a Black’s Beach, na Califórnia, foi a primeira praia naturista dos EUA. No entanto, o destino não é ideal apenas para quem quer curtir o sol sem roupas: ela também é famosa entre surfistas. Situada junto às falésias de Torrey Pines, pode ser acessada através da trilha Ho Chi Minh, próxima ao campus da Universidade da Califórnia.
Lady Bay Beach, Austrália
A Austrália também possui diversas praias onde o uso de roupas é opcional, mas a comunidade naturista prefere locais onde a liberdade é reconhecida, como Lady Bay, também conhecida como Lady Jane Beach. Localizada na parte sul do Porto de Sydney, esta pequena praia é bastante isolada e estreita, sendo ideal para os visitantes desfrutarem do sol sem roupas em suas rochas.
Buhne 16, Alemanha
Apesar de suas águas frias, em torno de 17ºC no verão, o uso de roupas ou trajes de banho em todas as praias de Sylt é opcional. Buhne 16 é famosa, no entanto, por ter sido a primeira praia reconhecida para o naturismo na costa alemã. Ela também é conhecida por sua paisagem repleta de cadeiras de madeira coloridas em faixas de azul e branco, além das excelentes festas na areia. Localização: Buhne 16, Listlandstrasse 133b, Kampen (Sylt), Alemanha.
Wreck Beach, Canadá
Conhecida como uma das praias nudistas mais longas do mundo, com 7,8 quilômetros de extensão, a Wreck Beach consiste em uma série de faixas de areia rodeadas por rochas e árvores na ponta de Point Grey, do outro lado da rua da Universidade de Colúmbia Britânica. Não é surpresa que estudantes e professores aproveitem suas areias sem roupa desde os anos 70, quando a praia se tornou popular.
Praia Vermelha, Grécia
Um dos destinos mais populares para o nudismo na Grécia, a Praia Vermelha oferece privacidade, pois está isolada. Seu nome (Kokkini Ammos, em grego) deriva das cores das rochas, areias e falésias que a rodeiam. É possível chegar à praia através de uma trilha de 20 minutos a partir de Matala ou por um passeio de barco mais curto saindo da vila. Amada por hippies europeus desde os anos 60, a praia oferece aluguel de cadeiras e guarda-sóis, além de um pequeno bar chamado Yiannis, conhecido por seus mojitos, de acordo com a CNN. A paisagem com desenhos esculpidos nas rochas também é uma criação dos turistas modernos, não dos antigos gregos. Localização: Praia Vermelha, Matala, Ilha de Creta, Grécia.
Anse de Grande Saline, em St. Barths
Embora o naturismo seja tecnicamente proibido em St. Barths, esta praia é uma das poucas onde o nudismo é tolerado no Caribe. Remota, é um daqueles destinos em que os turistas precisam trazer tudo para passar o dia na praia. Ensolarada, a praia oferece fácil acesso a apenas um restaurante francês considerado excelente: L’Esprit, a uma curta caminhada de distância.
Platja des Cavallet, Espanha
Conhecida como a praia nudista “oficial” da animada Ibiza, ela é dividida em diferentes seções: uma dedicada a festas de um clube de praia, uma área gay e uma mais isolada onde os naturistas costumam se reunir. Além dos turistas, os flamingos também são frequentes na paisagem.
Little Beach, EUA
Localizada em Maui, a Little Beach é uma praia formada por rochas vulcânicas e faz parte do Parque Estadual Makena, no sudeste da ilha. Ela oferece acesso a um santuário marinho nacional conhecido por sua população de tartarugas marinhas, golfinhos, baleias e peixes tropicais. Os visitantes que desejam aproveitar a natureza sem roupas podem desfrutar da privacidade proporcionada pelas árvores ou pela caverna, onde é possível nadar. Percussionistas e bailarinos dançam com fogo para entreter o público ao pôr do sol dos domingos.
Praia de Cap d’Agde, França
Conhecida como a “Cidade Nua”, a vila de Cap d’Agde é o maior resort de praia onde roupas são opcionais em todo o mundo e atrai cerca de 40 mil visitantes em qualquer dia durante a alta temporada. Os visitantes são livres para circular nus por restaurantes, lojas, correio, banco, durante passeios de barco ou tomar sol na praia pública. Na área, a nudez é obrigatória, mesmo para aqueles que não estão hospedados no resort, acampamento ou outras unidades de aluguel.
Mpenjati Beach, África do Sul
A única praia oficial de nudismo da África do Sul, e possivelmente a única faixa de areia onde é legalmente permitido não usar roupas em todo o continente, está localizada na Reserva Natural de Mpenjati, ao sul de Durban. Reconhecida em 2014, ela impõe algumas exigências aos frequentadores, como não encarar, fotografar ou adotar comportamentos “sugestivos” em relação a outros turistas. É importante ressaltar que clérigos locais e outros cidadãos também costumam protestar contra a designação naturista na região, segundo a CNN.
Playa Zipolite, México
Esta é a famosa praia onde o filme “Y Tu Mamá También” (de 2001) com Gael García Bernal e Diego Luna foi filmado. Amada por hippies americanos e mexicanos desde os anos 60, sua faixa de areia de cerca de 2 quilômetros, com algumas porções rochosas, recebe visitantes vestidos e nus. A parte principal da praia é repleta de hotéis baratos e cafés, mas a área de areia “prateada” do extremo leste, chamada de Playa del Amor, costuma oferecer mais privacidade.
Metsoke Dragot, Israel
Nesta praia, é possível flutuar nu no mar devido à alta concentração de sal do Mar Morto. Também é possível relaxar com a lama negra rica em minerais, que é comum em Metsoke Dragot, um dos poucos lugares no Oriente Médio onde a nudez é tolerada. Localizada a uma hora de carro de Jerusalém, é necessário percorrer uma estrada de terra batida para chegar à costa. O esforço, no entanto, é recompensado. É possível acampar na praia, e o único hotel e bar próximos estão no topo do penhasco, no Metsoke Dragot Travelers Village.
Praia Massarandupió, Brasil
A duas horas de viagem de carro de Salvador, esta praia naturista baiana só pode ser acessada após uma caminhada de um quilômetro a partir do estacionamento na costa, entre palmeiras e coqueiros. Além de suas dunas de areia, onde é possível descansar sem roupas, ela oferece ondas encantadoras que agradam aos surfistas, como destacado pela CNN americana.
Spiaggia di Guvano, Itália
No coração das Cinque Terre, encontra-se esta bela praia que só pode ser alcançada após um romântico passeio por um túnel abandonado de trem – é necessário levar uma lanterna própria – a partir da vila de Corniglia. “Totalmente primitiva”, descreve a CNN, Guvano requer que os turistas estejam preparados para uma praia onde a liberdade é total, mas sem qualquer infraestrutura turística disponível. Com pedras, em vez de areia, ao longo de toda a costa, sua água cristalina é uma das principais atrações.
Haulover Beach Park, EUA
Haulover é a praia pública nudista mais popular dos EUA e atrai mais de 1,3 milhão de pessoas todos os anos para suas areias brancas e águas quentes. No entanto, nem toda a sua extensão é naturista: o uso de roupas é opcional apenas na área delimitada por cercas brancas, onde se pode contar com salva-vidas, bem como aluguel de cadeiras e guarda-sóis. A movimentação aumenta durante a Semana Nacional de Recreação Nudista, que ocorre em julho, quando a praia tenta quebrar o recorde do Guinness para o maior número de pessoas nadando sem roupa.