Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Descubra o monumento europeu que inspirou construção em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Milena Natali

10/09/2024 - 16:09 - Atualizada em: 12/09/2024 - 11:11

Localizada no alto do Morro da Boa Vista, a “Chiesetta Alpina” não é apenas um monumento religioso, mas um marco arquitetônico e cultural entre Brasil e Itália. Além de ser o primeiro Monumento à Fé do Imigrante Alpino do Brasil, a pequena igreja foi inspirada em uma construção do século IX, típica da província de Belluno, nos Alpes italianos. A Chiesetta destaca-se no cenário local, tanto pela sua charmosidade quanto pelo simbolismo que carrega.

A construção foi iniciada em 2010 pelo Comitê Promotor (Comunidade Italiana de Jaraguá do Sul), que viu no Morro da Boa Vista, em Jaraguá do Sul, uma semelhança com as montanhas dolomitas, cenário familiar para muitos dos colonizadores.

Então, em 2012, a obra foi inaugurada, e sua celebração de Dedicação aconteceu em novembro de 2014. A Chiesetta Alpina foi inspirada na Igreja de São Simão Apóstolo, em Vallada Agordina, atribuída ao Cristo dos Alpes e ao Beato Papa João Paulo I.

Foto: Agordino Dolomiti/Igreja de São Simão em Vallada Agordina | Igreja de São Simão em Vallada Agordina, na Itália.

Fonte: Agordino Dolomiti

A igreja não se destaca apenas por sua localização privilegiada, a 570 metros de altitude, mas também pelos seus detalhes artísticos. No interior, é possível admirar a pintura de São Miguel Arcanjo, do renomado artista Franco Murer. O altar, um presente do artesão italiano Silvio Marmolada, foi esculpido com rochas das Dolomitas, trazendo um pedaço da Itália para o Brasil. O local também abriga um crucifixo e bancos feitos de madeira larice.

A Chiesetta Alpina é mantida pelo Instituto Chiesetta Alpina, uma organização sem fins lucrativos. A entrada custa R$ 5,00, sendo gratuita para associados e crianças menores de 10 anos. Aberta para visitação de terça a domingo, o local tornou-se um dos destinos mais procurados entre os catarinenses.

Para quem deseja vivenciar um pedaço da Itália em solo brasileiro, a Chiesetta Alpina é um ponto obrigatório de visitação, onde a beleza dos Alpes encontra um novo lar no coração de Jaraguá do Sul.

Foto: Fábio Junkes/OCP | Igreja Chiesetta Alpina, em Jaraguá do Sul.

O que significa “Chiesetta Alpina”?

Em italiano, “Chiesetta Alpina” significa “Igrejinha dos Alpes”.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Milena Natali

Redatora de entretenimento e cotidiano.