Descobrindo as surpresas dos Bolsos da Ana Cigana

Por: OCP News Jaraguá do Sul

16/04/2016 - 04:04 - Atualizada em: 18/04/2016 - 08:57

Uma saia rodada repleta de bolsos. Em cada um deles, uma história, uma lembrança e até alguns objetos inusitados guardados por muito amor pela pequena ciganinha. A cada página, os segredos guardados são revelados, histórias e cantigas vem à tona e inserem o leitor no mundo da imaginação e criatividade despertados pelo livro “Os Bolsos da Ana Cigana”, o primeiro livro de Sandra Baron.

Com ricas ilustrações de Márcia Cardeal, a atriz e contadora de histórias, Sandra Baron, transformou seu o primeiro espetáculo de contação de histórias, o Ana Cigana, em literatura. Como foi, e ainda é, uma personagem importante na vida artística de Sandra, ela resolveu desvendar a infância da pequena cigana. “Essa personagem traz as cantigas de roda, algo que esteve muito presente em minha infância. Então imaginei como seria a Ana criança, como ela descobriu essas cantigas e conheceu o mundo através de histórias e viagens”, explica. Esse é o primeiro livro escrito pela atriz, que também é membro da Academia de Letras do Brasil – Seccional Jaraguá do Sul.

Para o lançamento, Sandra Baron não poderia ter escolhido uma data melhor: 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil e Dia de Monteiro Lobato, importante escritor brasileiro. “Não poderia ser outra data. O livro é um resgate das cantigas e, através dessas músicas, desperta o interesse das crianças para a leitura”, enfatiza. Ela defende que o livro pode ser usado até mesmo por crianças que não sabem ler, pois as ilustrações contribuem para o aprendizado. “Outra coisa muito legal é que os pais podem ler para seus filhos e isso estreita a relação, aproxima um do outro”, estima.

O livro é resultado de um projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura e os exemplares serão distribuídos gratuitamente para escolas da rede de ensino de Jaraguá do Sul e também para a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa. O projeto contempla ainda duas apresentações do espetáculo Ana Cigana. Uma delas será na segunda-feira, pela manhã, para os alunos da Escola Atayde Machado. A outra marca o lançamento oficial do livro e será na Biblioteca Municipal, às 15 horas. A entrada é livre para todo o público e gratuita.

pagina 11