O Ministério das Relações Exteriores da Itália e a empresa ITA Airways assinaram um acordo para incentivar descendentes de italianos no exterior a conhecer suas origens no “Belpaese”, no âmbito da campanha “Turismo de Raízes”, promovida pelo governo em 2024.
A proposta prevê descontos nas passagens aéreas da companhia através de um cadastro no portal oficial dedicado à iniciativa, o Italea. “Desejo que o acordo possa favorecer a chegada [de ítalo-descendentes] do exterior, com previsão até o próximo Jubileu [em 2025, no Vaticano]”, afirmou o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani.
O “Turismo de Raízes” integra os investimentos do Plano Nacional de Reconstrução e Resiliência (PNRR) e busca promover vilarejos que sofrem com o despovoamento, locais de origem de muitas famílias, priorizando destinos menos concorridos.
Seu foco de atuação é ampliar as ofertas turísticas voltadas aos descendentes de italianos, estimados em 80 milhões no mundo.
O Brasil possui a maior comunidade italiana no exterior, com uma população que supera os 30 milhões de ítalo-descendentes.
Viajantes com ascendência italiana também podem obter descontos em outros serviços, como hospedagens e restaurantes.
Para participar, os interessados devem realizar um cadastro simples no site da plataforma Italea, que apresenta versão em português e não exige dupla cidadania. Além de dados gerais, a página solicita informações adicionais sobre o antepassado do turista, como local de nascimento. Quanto mais dados o requerente inserir, mais pontos de desconto ele poderá ganhar.
A última etapa da inscrição aborda eventuais planos do descendente de viajar à Itália e tipos de turismo de seu interesse. Após a conclusão do cadastro, o usuário ganha um cartão “Italea virtual” que oferece descontos na rede de parceiros do programa na Itália.
Os inscritos são constantemente incentivados a interagir com a página da ação para acumular pontos por meio de um quiz sobre tradições, lugares de interesse, curiosidades, especialidades culinárias, entre outros.
* Com informações da ANSA