A mortandade de peixes na localidade de Rio Paulo Grande, no interior de Corupá, foi causada pelo derramamento de agrotóxico. O fato foi constatado pelos fiscais ambientais e da Defesa Civil da Prefeitura, que esta semana percorreram toda a extensão do rio.
O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Defesa Civil, Veríssimo Garcia, adverte aos produtores sobre a prudência necessária na utilização de agrotóxicos, evitando que o produto atinja os mananciais. “É preciso muita atenção, porque essa água que corta o nosso município, segue em direção a Jaraguá do Sul, onde há captação para o sistema de abastecimento à população”, comentou.
Outro fato envolvendo o problema é que, com a onda de calor, muitas pessoas recorrem aos rios corupaenses para se refrescar, e esse tipo de contaminação compromete a fauna, flora e leva risco à saúde humana. “Imagina você ou alguém tomando banho no rio e tendo contato com algum tipo de agrotóxico. É algo delicado e preocupante”, destacou Veríssimo Garcia.
Até agora não foi possível identificar os responsáveis pelo derramamento do agrotóximo, já que ao longo do trecho afetado, há diversos moradores.