O Hospital São José de Jaraguá do Sul recebeu, na tarde desta segunda-feira (29), a visita da deputada federal Daniela Reinehr (PL). Na ocasião, a parlamentar anunciou a destinação de R$ 400 mil por meio de emenda parlamentar, recurso que será aplicado no custeio da unidade hospitalar.
Segundo a deputada, a verba representa um reconhecimento ao trabalho desenvolvido nos hospitais catarinenses, muitos deles com forte atuação voluntária e associativista.
“De norte a sul, leste a oeste, os hospitais mantêm esse espírito colaborativo, de pessoas que se dedicam voluntariamente. É um orgulho poder contribuir com essa trajetória”, afirmou.
Daniela também relatou que o contato com a direção do hospital ocorreu em Brasília, durante reuniões com representantes da saúde catarinense.
“Os hospitais vão até lá, apresentam as demandas, as dificuldades, mas também mostram esse jeito único de trabalhar, de ajudar quem precisa”, completou.

Deputada destacou o trabalho voluntário e associativista dos hospitais | Foto: Fábio Junkes/OCP News
O recurso, segundo a direção do hospital, será essencial para manter os atendimentos, especialmente via SUS.
“Esses R$ 400 mil são de extrema importância para garantir o funcionamento. Atuamos com um plano diretor de ampliação para atender cada vez mais pelo SUS. Esse recurso ajuda a compor o rombo deixado pela defasagem da tabela SUS”, destacou a instituição.
A expectativa é de que o valor seja liberado ainda este ano, contribuindo para o equilíbrio financeiro da unidade no fim de 2025.
Como forma de agradecimento, a deputada recebeu uma flor de Maracá, tradicionalmente associada ao espírito de voluntariado do hospital.
“Entregamos a flor para reforçar que ela passa a ser uma voluntária do nosso hospital. Aqui, todos que colaboram contribuem para salvar vidas, não apenas os profissionais da saúde”, ressaltou Jeferson Ferrari, coordenador de captação de recursos do Hospital São José.
Em 2024, o Hospital São José registrou um total de 170.591 procedimentos realizados. Ao longo do ano, foram contabilizados 134.349 atendimentos no pronto-socorro, 15.669 internações e 20.573 cirurgias ou exames cirúrgicos.

Entrega da flor de Maracá, símbolo do voluntariado no hospital | Foto: Fábio Junkes/OCP News