Depois do frio intenso, fim de semana veranico no inverno; confira previsão para Florianópolis

Foto Arquivo/PMF

Por: OCP News Florianópolis

19/07/2023 - 11:07 - Atualizada em: 19/07/2023 - 11:20

No começo dessa semana, diversas cidades de Santa Catarina registraram temperaturas baixas, próximas dos 0°C e frio intenso. Os termômetros de Florianópolis marcaram 12°C na terça-feira (18), com sensação térmica no amanhecer de 1,4°C.

Conforme informações do monitoramento climático da Epagri/Ciram, a condição de dias mais frios se dá por conta do sistema de alta pressão que atua no Estado, depois da passagem do ciclone. Nesta quinta (20), essa ação perde força com a chegada de corredores de vento Nordeste com ar quente, favorecendo o aquecimento em toda Santa Catarina.

A previsão para o final de semana é que as temperaturas continuem subindo com a influência do aquecimento pré-frontal da massa de ar que antecede uma frente fria. Por conta disso, a chegada do “veranico” é temporária, com temperaturas máximas entre os 26°C no domingo (23), com dias de sol e temperatura elevada em todas as regiões.

Uma nova frente fria chega no dia 27 de julho (quinta-feira) vinda do polo sul, e traz a volta da chuva, com atenção especial ao sul de Santa Catarina. Segundo a Epagri, essa frente fria pode vir seguida por uma massa de ar polar, o que pode voltar a derrubar as temperaturas.