O último Boletim Epidemiológico da Dengue, divulgado pela Secretaria Municipal de Jaraguá do Sul na última quinta-feira (18), aponta que já foram confirmados 17.562 casos da doença na cidade, com 13 óbitos.
A vítima mais recente é um idoso na faixa etária acima dos 80 anos, que faleceu em 23 de junho. O caso de dengue foi confirmado por meio de exame do Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen).
Ainda de acordo com o boletim, foram notificados 24.866 casos de dengue, dos quais 7.035 foram descartados; há 269 casos suspeitos da doença e foram encontrados 1.881 focos do mosquito Aedes aegypti.
Cuidados com a dengue no inverno
Apesar da dengue ser mais comum em períodos quentes e chuvosos, é fundamental manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti também durante o inverno. O mosquito transmissor da doença pode sobreviver e se reproduzir em ambientes internos e em locais onde há água parada, mesmo com as temperaturas mais baixas.
A Secretaria Municipal de Saúde também reforça que o uso diário e frequente de repelente é uma medida eficaz para evitar a picada do Aedes aegypti, que também transmite chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana.
Atenção aos sintomas
É essencial estar atento aos sintomas iniciais da dengue, que incluem dor muscular intensa, febre alta e dor atrás dos olhos. Caso esses sintomas se manifestem, é recomendável buscar atendimento médico o mais rápido possível, para que o profissional possa tomar as medidas adequadas.