Dengue: Jaraguá do Sul confirma 322 casos em menos de uma semana

Mais de 3 mil pessoas já foram atendidas no Parque de Eventos | Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

15/04/2024 - 16:04 - Atualizada em: 15/04/2024 - 17:23

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta segunda-feira (15), o Boletim Epidemiológico da Dengue com os casos notificados, confirmados, descartados e suspeitos da doença no município, além do número de focos do Aedes aegypti e bairros que apresentam a maior concentração de focos do mosquito. Desde a última quinta-feira (11), quando foi emitido o último boletim, foram confirmados 322 novos casos – o número passou de 1.360 para 1.682.

No mesmo período – de quinta-feira (11) até esta segunda-feira (15) – os casos notificados passaram de 4.353 para 5.426 (1.073 a mais); os casos descartados são 1.311 até agora e suspeitos, 2.433; o número de focos do Aedes aegypti passou de 1.105 para 1.181 (76 a mais).

Foto: Divulgação/PMJS

Foto: Divulgação/PMJS

Mais de 3 mil pessoas atendidas no Parque de Eventos

O movimento tem sido intenso no Centro de Atendimento Dengue, montado no Estande de Tiro Olímpico, no Parque Municipal de Eventos. Na manhã desta segunda-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde atualizou os números registrados até agora. Confira:

Entre os dias 09 a 14 foram realizados 3.265 atendimentos, 388 hidratações e 22 transferências para o hospital; no fim de semana (13 e 14), foram 923 atendimentos, 146 hidratações 4 transferências.

Aproximadamente 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e outros trabalhadores atendem os munícipes no local diariamente das 7h às 22h. A Secretaria de Saúde destaca que para receber atendimento no mesmo dia a pessoa precisa dar entrada no máximo até as 19h. O acesso dever ser feito exclusivamente pela Rua José Fachini, que leva aos fundos do Parque de Eventos.

A orientação é para que a pessoa só procure a Central se estiver com os sintomas mais graves, como forte dor de cabeça, vômito, dor abdominal, sangramento entre outros sintomas mais agudos. Os demais casos devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, “que também estão preparadas para fazer os atendimentos e encaminhamentos necessários”, informa a diretora de Saúde Primária, Amanda Melo.
Pessoas com sintomas gripais também não serão atendidos na Central. Estes pacientes devem procurar uma UBS.

Bota Fora seguirá recolhendo materiais durante a semana no Czerniewicz e Rau

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, informa que as equipes do Bota Fora vão continuar ao longo desta semana com o recolhimento dos entulhos nos bairros Czerniewicz e Rau. Em função da chuva, o trabalho teve que ser suspenso no domingo (14) e foi retomado nesta segunda-feira (15).

Segundo informações da equipe do Bota Fora, no sábado (13) foram recolhidas 45 toneladas de materiais. Na manhã desta segunda, outras seis toneladas, totalizando 51 toneladas de materiais.

Estão sendo recolhidos materiais sem serventia aos moradores, como colchões velhos, armários, sofás, fogões, geladeiras, computadores, pneus e resíduos volumosos em geral, exceto restos de construção, de podas de árvores e materiais inflamáveis, lâmpadas, baterias, tóxicos, tecidos e roupas. Materiais que não são recolhidos pela coleta devem ser destinados à logística reversa, ou seja, levados ao local onde foram comprados, para que tenham a destinação final correta.

Entre sábado (13) e a manhã desta segunda-feira (15) foram recolhidas 51 toneladas de materiais | Foto: Divulgação/PMJS

Quatro caminhões fazem o recolhimento dos materiais, separadamente. Confira:

Eletrônicos: serão coletados computadores, televisores, monitores entre outros equipamentos;
Metais: recolhimento de fogões, geladeiras, fornos de micro-ondas e demais aparelhos;
Madeiras: coleta de armários, camas de madeira, estrados, armários de madeiras etc. (materiais com possibilidade de trituração e reutilização);
Espumas em geral: coleta de sofás, colchões e espumas em geral.

Confira o cronograma do Bota Fora nos próximos fins de semana:

Dias 20 e 21 – Jaraguá Esquerdo / São Luís / Barra do Rio Cerro – das 8h às 17h;
Dias 27 e 28 – Ilha da Figueira – das 8h às 17h.