Jaraguá do Sul está em estado de alerta devido ao crescente número de casos de dengue registrados na cidade, o que tem gerado grande preocupação entre a população.
De acordo com o monitoramento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, o município apresenta um aumento significativo no número de notificações, casos prováveis e focos do mosquito Aedes Aegypti em comparação com o mesmo período de 2024.
De 1º de janeiro até agora, foram notificados 245 casos de dengue na cidade. Desses, 5 já foram confirmados, 134 são considerados prováveis e 106 descartados.
No que se refere aos focos do mosquito, a situação é ainda mais alarmante: até o momento, foram identificados 131 focos, um número que supera os 88 focos registrados no ano passado. Essa elevação coloca a cidade em uma posição de vulnerabilidade, aumentando o risco da doença.
- SC segue em alerta e registra mais de 2 mil casos prováveis de dengue
- Picadas de insetos em crianças: como prevenir e quando buscar ajuda
A Secretaria Municipal de Saúde, ciente do agravamento da situação, tomou medidas no final de 2024, como a reativação do Centro de Atendimento Dengue, localizado no bairro Vila Lenzi. A unidade, que presta atendimento exclusivo a pacientes com sintomas suspeitos de dengue, já realizou mais de 816 atendimentos desde o dia 20 de dezembro.
O Município encerrou 2024 com 2.694 focos do mosquito da dengue e 17.575 casos confirmados da doença. Até o dia 31 de dezembro haviam sido notificados mais de 26 mil casos.