Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Demolição do Portal de Jaraguá marca o fim de um símbolo do comércio têxtil da cidade

Foto: Fábio Junkes

Por: Elisângela Pezzutti

09/07/2025 - 16:07 - Atualizada em: 09/07/2025 - 16:55

Localizado às margens da BR-280, na divisa entre Jaraguá do Sul e Guaramirim, o Portal de Jaraguá, também conhecido como “Shopping da Malha”, está sendo demolido, após ficar abandonado por anos. O trabalho iniciou na semana passada e já está em fase de conclusão.

Construído em 1985, por iniciativa do empresário Osmar Vailatti, o lugar concentrava pontos de venda das malharias da cidade e se tornou um centro de compras voltado especialmente para o atacado. O Portal de Jaraguá foi por muito tempo um endereço bastante procurado por consumidores da cidade e região, e também por comerciantes que vinham de longe para adquirir produtos para revender, já que a variedade era grande e os preços bastante atrativos. No seu auge, o Shopping da Malha chegou a abrigar mais de 30 lojas. Como era bastante movimentado e recebia excursões diárias de compradores, o lugar também contava com um restaurante e lanchonetes.

Na época de sua construção, nos anos 1980, Jaraguá do Sul já era conhecida como a “Capital Catarinense da Malha”, título que recebeu por sediar grandes indústrias têxteis como Malwee, Marisol e Elian, entre outras empresas do mesmo ramo, mas de menor porte.

A construção inspirada na técnica enxaimel e pintada de branco e azul claro, que um dia foi um dos principais cartões de visita da cidade, continuará vivo na memória dos jaraguaenses. O terreno, com mais de 20 mil metros quadrados, já está à venda.

Veja fotos:

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.