Neste sábado, feriado de 7 de setembro, será realizada a demolição de um antigo prédio que pertence à Comunidade Evangélica Luterana de Jaraguá do Sul. Localizado na esquina das ruas Esthéria Lenzi Friedrich e Avenida Getúlio Vargas, no Centro da cidade, o edifício abrigava uma loja de calçados e pertence à comunidade luterana, cujos integrantes desempenharam papel fundamental no desenvolvimento local.
A demolição representa o início de uma nova fase para a área central de Jaraguá do Sul, que ganhará uma praça aberta ao público. A construção faz parte de um projeto maior, que já incluiu a restauração da Igreja Apóstolo Pedro, concluída no ano passado. O pastor Daniel Port, responsável pela comunidade, explicou que a praça será um espaço de convivência e embelezamento para o Centro da cidade. “A praça ficará aberta durante o dia, oferecendo um espaço agradável para todos os moradores e visitantes”, afirmou.
Mudanças no trânsito
A Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, informou que, devido à demolição, haverá interdições temporárias nas ruas Esthéria Lenzi Friedrich e Getúlio Vargas. Apesar de o feriado reduzir o fluxo de veículos, motoristas devem ficar atentos às interdições.
O trabalho será executado no sábado (7) e domingo (8), das 7h às 18h30. Durante o período, será permitido apenas o acesso de veículos de moradores locais, dos ônibus de transporte coletivo municipal e para as pessoas que irão no comércio ou na igreja.
Haverá monitores orientando os motoristas. Além disso, o local estará sinalizado com placas, cones e demais medidas de segurança, mas recomenda-se atenção redobrada de motoristas e pedestres ao circularem no entorno do imóvel em demolição.
Após a demolição e a retirada dos entulhos, que devem levar cerca de 10 dias, as obras da praça terão início. Segundo o pastor Daniel Port, a expectativa é de que o novo espaço esteja pronto até janeiro de 2025, proporcionando à cidade um local de convivência que honra o legado histórico da comunidade luterana e, ao mesmo tempo, revitaliza o centro urbano.
Confira como ficará a nova praça
Veja o prédio ao longo dos anos
Os primeiros luteranos chegaram à região em 1886, e a doação de um grande lote de terras por Domingos da Nova, no início do século 20, foi decisiva para o crescimento da comunidade. O terreno, que se estende pelas ruas Epitácio Pessoa e Getúlio Vargas, foi o local das primeiras construções, como o Colégio Evangélico Jaraguá (antigamente Escola Jaraguá) e a casa paroquial, ambas em estilo enxaimel.