A Defesa Civil deve concluir nesta quinta-feira (31) a instalação do novo gerador do Dique da Santa Clara (PI-9) em Blumenau. O equipamento tem como objetivo assegurar a funcionalidade plena do dique em circunstâncias adversas. O Dique da Fortaleza (PI-5) também será contemplado com um novo gerador.
De acordo com o secretário de Defesa Civil de Blumenau, Carlos Olímpio Menestrina, os novos geradores darão pra cidade a garantia de que os diques terão seu pleno funcionamento, mesmo diante de uma eventual queda de energia.
“Tanto o PI-5 como o PI-9 são os diques de maior atuação em episódios de alagamentos, por isso não medimos esforços para equipar estes dispositivos com condições suficientes para que a comunidade esteja protegida”, considera.
Ambos os geradores adquiridos pela Defesa Civil possuem dois motores, de modo que eles consigam fazer o trabalho de expurgo da água na propulsão necessária. O investimento do município na aquisição dos dois equipamentos é de R$ 2,5 milhões.
Na próxima semana, deve ocorrer o início da instalação do gerador no Dique da Fortaleza. Segundo a Defesa Civil, até o fim do mês de fevereiro o PI-5 deve estar totalmente restabelecido, com o gerador funcionando e também com a bomba, que havia sido danificada durante o período das enchentes entre outubro e novembro.