Defesa Civil inicia remoção de entulhos das pontes de Jaraguá do Sul

Divulgação/Defesa Civil

Por: Pedro Leal

28/11/2023 - 14:11 - Atualizada em: 28/11/2023 - 14:18

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, iniciou a retirada de entulhos represados nos pilares das principais pontes do município. O diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, explica que a atividade é desenvolvida periodicamente como ação de prevenção, geralmente após um período de chuvas.

“Muitos entulhos trazidos pelo rio ficam represados nos pilares das pontes, o que pode aumentar o risco de alagamentos acima destes pontos. Por isso, mantemos esta atividade com nossa equipe e com apoio de outras secretarias, como é o caso de Obras, quando necessário”, comentou.

Desta vez, o volume de material acumulado impressionou até mesmo os profissionais mais experientes. É o caso da ponte sobre o Rio Itapocu, na Rua August Grutzmacher, ligando os bairros Três Rios do Sul e Três Rios do Norte, onde o trabalho de limpeza ocorreu nesta segunda-feira (27). Foi necessária uma retroescavadeira para soltar as madeiras e bambus, para depois puxar tudo com um cabo de aço. Estima-se algo em torno de 50 toneladas de entulho retirado. Também será preciso remover algumas toneladas de areia acumulada.

A próxima ponte a ser limpa é a Abdon Batista, no Centro de Jaraguá do Sul. Os envolvidos na limpeza acreditam que nos pilares daquela estrutura, estão represados um volume ainda maior de material trazidos pelas enchentes. Essa condição dificulta a passagem da água, potencializando o risco de alagamentos. A ação ocorrerá assim que as condições climáticas permitirem e o nível do rio baixar.