Defesa Civil divulga monitoramento das condições climáticas atuais em SC

Foto: Divulgação Defesa Civil

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

07/10/2023 - 16:10 - Atualizada em: 07/10/2023 - 16:58

A tarde deste sábado (7) é marcada pelo tempo instável em toda Santa Catarina, especialmente nas cidades do Norte do estado (indicadas em tons de preto na imagem do satélite GOES-16, na Figura 1). Nessas áreas, a chuva ocorre de moderada a pontualmente forte, com valores próximos a 20mm/h.

Nas demais regiões, do centro ao Leste, incluindo a Grande Florianópolis, a porção Sul do Vale do Itajaí, o Planalto, o Sul, o Litoral Sul e o Meio-Oeste, a chuva é persistente, com acumulados na ordem dos 10mm/h.

Na Tabela 1, a seguir, a Defesa Civil apresenta as cidades que registraram os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas.

Nas próximas horas, a condição para temporais com raios, rajadas de vento e granizo voltará a aumentar a partir do Grande Oeste, estendendo-se para as demais regiões durante a noite e a madrugada. O risco é elevado para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de árvores.

Condição Hidrológica

Por conta dos altos acumulados de chuva registrados nas últimas horas, diversos rios registram enxurradas e inundações graduais pelo estado. Até esta tarde, a Defesa Civil de Santa Catarina, já emitiu alertas para inundações em municípios na Bacia do Rio do Peixe no Meio-Oeste, Bacia do Rio Negro no Planalto Norte, Bacia do Rio Itajaí, Cubatão na Grande Florianópolis, todas as bacias do Litoral Sul e áreas do Planalto Sul (Veja os municípios com alerta vigente na Figura 3, abaixo).

Ainda a Defesa Civil emitiu alerta hidrológico para inundação do Rio Uruguai, podendo atingir de 12 a 13 metros no município de Itapiranga, no Extremo-Oeste Catarinense. Para o Alto Vale do Itajaí, a previsão é que o nível do rio Itajaí, em Rio do Sul, fique entre 13 e 14 metros.

Com a previsão de temporais a partir das próximas horas, o risco para ocorrências associadas a alagamentos é alto entre o Oeste e o Extremo Oeste, e muito alto entre o Meio-Oeste, Planaltos, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Além disso, permanece o risco alto a muito alto para enxurradas e inundações graduais nestas regiões.

Figura 2. Mapa com cidades com alertas vigentes para inundação gradual em Santa Catarina. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

Condição Geológica

Devido às formações geológicas apresentarem níveis de saturação do solo com as chuvas registradas em todo estado, as condições de estabilidade das encostas apresentam níveis de Observação para municípios do Oeste e Meio Oeste, níveis de atenção para municípios do Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul, além da emissão de Alerta para municípios do Meio Oeste, Planalto Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e também Litoral Sul. É importante mencionar que para o município de São Joaquim o limiar para Alerta Máximo foi atingido (Veja os municípios com alerta vigente na Figura 4, abaixo).

Com a previsão de chuvas persistentes e temporais nas próximas horas, os limiares de atenção e alerta poderão ser atingidos por novos municípios em todo o estado, dessa forma, permanece o risco para deslizamentos, fluxo de detritos e queda de blocos em todo o centro leste e municípios próximos à divisa com o Rio Grande do Sul.

Figura 4. Mapa de cidades com alertas vigentes para deslizamentos em Santa Catarina. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

Notícias no celular

Whatsapp