Defesa Civil de SC aprimora respostas ao enfrentamento de desastres

Foto: Airton Fernandes/Ascom SDC

Por: Elisângela Pezzutti

26/07/2023 - 13:07 - Atualizada em: 26/07/2023 - 13:27

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), junto com diversas instituições, está participando do 7º Exercício Simulado de Ajuda Humanitária. Todo o treinamento, que será praticado ao longo de quatro dias, visa preparar os participantes para responderem de maneira mais assertiva e rápida no auxílio à população em momentos de necessidade e também ao enfretamento de desastres.

O evento iniciou nesta segunda-feira (24) e se estende até quinta-feira (27). Ao total, três municípios da Grande Florianópolis foram contemplados para sediarem as ações do Exercício. São eles: Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e Palhoça.

O Exercício Simulado é fruto de um trabalho em conjunto com diversas instituições, como por exemplo, o Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ª BDA INF MTZ), Prefeituras de Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e Palhoça, Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Polícia Científica (PCI) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Foto: Airton Fernandes | Ascom SDC

“O resultado de todo o Exercício é fruto do comprometimento e participação de todas as instituições”, disse o Coronel Marcelo Balbi, Chefe de Operações da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Dessa forma, ter as instituições integradas é essencial para a eficácia dos trabalhos. Coronel Cesar de Assumpção Nunes, diretor de Gestão de Desastres, destaca a importância da integração. “É um Exercício bastante válido, pois envolve, principalmente, quem tem que fazer o enfrentamento dos desastres. Essa integração, mesmo que seja na ficção, serve pra treinar as capacidades de cada instituição e tomar consciência de que os desastres serão cada vez mais intensos e com maior frequência”.

Confira o vídeo e saiba mais: