A sexta-feira (8), que começou com temporais isolados em áreas do Extremo Oeste e pancadas de chuva em diferentes regiões, deve apresentar a intensificação das instabilidades ao longo do dia.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a influência de uma área de baixa pressão, o fluxo de ar quente e úmido do norte do país direcionado para o estado, além do transporte de umidade do mar em direção ao continente, devem favorecer a formação de temporais isolados entre o Grande Oeste, planaltos e Alto Vale do Itajaí.
Entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte, a chuva ocorre de forma mais persistente, intensa e volumosa, especialmente entre o final da tarde desta sexta (8) e a madrugada de sábado (9).
Nas áreas em vermelho, os volumes de chuva podem superar os 150/200 mm com risco muito alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Entre a tarde e noite de sábado (9) e madrugada de domingo (10), a formação e o avanço de uma frente fria pelo estado favorece o retorno da condição de temporais em todas as regiões com chuva pontualmente intensa acompanhada de raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo.
O risco é moderado nas áreas em amarelo e alto nas áreas em laranja para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas sujeitas a alagamentos e atravessar ruas alagadas, bem como atividades ao ar livre durante os temporais, buscando abrigo em locais seguros.
Além disso, o órgão destaca a importância de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.