Defesa Civil de SC abre inscrições para curso de Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

19/09/2023 - 10:09

Estão abertas as inscrições para o novo curso Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública, promovido pela Defesa Civil de Santa Catarina. Esta capacitação tem como propósito fornecer uma explicação sobre como utilizar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) para registrar uma situação de anormalidade, seja ela uma situação de emergência (SE) ou estado de calamidade pública (ECP).

Os cursistas irão estudar o preenchimento do Formulário de Informações do Desastre (FIDE) e, se necessário, solicitar o reconhecimento federal de acordo com cada situação. O objetivo principal é aprimorar as habilidades gerenciais tanto dos agentes envolvidos quanto do órgão de Prevenção e Defesa Civil, buscando acelerar a normalidade para a região afetada por algum evento adverso.

O curso está estruturado em três módulos e possui uma carga horária total de 10 horas. Os participantes que obtiverem média igual ou superior a 7,0 terão direito à certificação ao término do curso. O curso precisa ser acessado através da plataforma Moodle, no endereço eletrônico: http://moodle.sdc.sc.gov.br/

Conheça os outros cursos EaD da Defesa Civil de Santa Catarina

A Defesa Civil de Santa Catarina possui a área de Educação a Distância (EaD), que está vinculada à Diretoria de Gestão de Educação. Através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), apresenta cursos livres, que são abertos para a comunidade, e cursos fechados, que são edições especiais, oferecidos para órgãos públicos e instituições parceiras.

Em 2022, nos cursos ofertados pela Defesa Civil de Santa Catarina, modalidade à distância, foram mais de 6.000 alunos inscritos. É importante salientar que todos os cursos possuem Certificação com validade nacional. É importante salientar que através da educação, a Defesa Civil exerce seu papel na prevenção, redução do risco de desastres, no enfrentamento e na capacidade de adaptação das comunidades locais.

Foto: Divulgação

*Com informações da Agência Catarinense de Notícias

Notícias no celular

Whatsapp