O projeto “Rota segura para dias de inundação”, da Defesa Civil de Joinville, passa a integrar o Banco de Boas Práticas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
“Estar entre os projetos selecionados é uma forma de reconhecimento de atividades inovadoras nas ações de redução de riscos de desastres, além de servir como referência para municípios com a mesma problemática”, avalia o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
A avaliação é feita pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, por meio das coordenadorias estaduais e municipais. De acordo com a publicação, essas práticas apresentam resultados consistentes, satisfatórios, inovadores, replicáveis e adaptáveis a outras realidades.
A Rota Segura é formada por 21 placas que indicam o caminho para sair das áreas de possíveis alagamentos durante fortes chuvas. A instalação das placas pela Defesa Civil de Joinville iniciou em outubro de 2022.
A existência de uma placa em uma via não significa que ela não está sujeita à inundação. A placa pode estar indicando o caminho da Rota Segura. As placas sem setas indicam que a pessoa já está num local seguro, já que as placas funcionam como rotas de fuga.
O mapa da Rota Segura está disponível no site da Prefeitura, (bit.ly/rotasegurajoinville).
Os elementos gráficos do projeto de sinalização foram desenvolvidos em uma dissertação acadêmica realizada em 2015, pelo então acadêmico de design da Universidade da Região de Joinville (Univille), Jean Fabyano Andrighi e orientados pela professora Virgínia Grace Barros.