Defesa Civil de Joinville tem projeto selecionado para Banco Nacional de Boas Práticas

Foto: Prefeitura de Joinville

Por: OCP News Joinville

17/10/2023 - 21:10 - Atualizada em: 17/10/2023 - 21:32

O projeto “Rota segura para dias de inundação”, da Defesa Civil de Joinville, passa a integrar o Banco de Boas Práticas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

“Estar entre os projetos selecionados é uma forma de reconhecimento de atividades inovadoras nas ações de redução de riscos de desastres, além de servir como referência para municípios com a mesma problemática”, avalia o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.

 

 

A avaliação é feita pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, por meio das coordenadorias estaduais e municipais. De acordo com a publicação, essas práticas apresentam resultados consistentes, satisfatórios, inovadores, replicáveis e adaptáveis a outras realidades.

A Rota Segura é formada por 21 placas que indicam o caminho para sair das áreas de possíveis alagamentos durante fortes chuvas. A instalação das placas pela Defesa Civil de Joinville iniciou em outubro de 2022.

A existência de uma placa em uma via não significa que ela não está sujeita à inundação. A placa pode estar indicando o caminho da Rota Segura. As placas sem setas indicam que a pessoa já está num local seguro, já que as placas funcionam como rotas de fuga.

O mapa da Rota Segura está disponível no site da Prefeitura, (bit.ly/rotasegurajoinville).

Os elementos gráficos do projeto de sinalização foram desenvolvidos em uma dissertação acadêmica realizada em 2015, pelo então acadêmico de design da Universidade da Região de Joinville (Univille), Jean Fabyano Andrighi e orientados pela professora Virgínia Grace Barros.