Os primeiros pontos de referência para alertas de alagamentos foram demarcados nesta quarta-feira (1) pela Defesa Civil. Vinte adesivos foram colocados em postes de diferentes pontos da rua Nove de Março, entre as vias João Colin e a Travessa Bachmann, no Centro de Joinville. A sinalização aponta o limite máximo da água que vai acionar o alerta da Defesa Civil no Plano de Contingência.
De acordo com o gerente da Defesa Civil, Márnio Luiz Pereira, a rua Nove de Março faz parte do projeto e outros pontos da cidade também vão receber a sinalização. “Estamos fazendo um trabalho integrado com os demais setores para minimizar ao máximo o impacto dos alagamentos no centro da cidade na rotina das pessoas”, comentou.
Com a sinalização implantada, todas as vezes que o nível de águas atingir a demarcação colocada nos postes a Defesa Civil aciona o Plano de Contingência. Uma das ações do plano é suspender o trânsito de ônibus nas vias atingidas.
São seis os pontos de transbordo embarque e desembarque de passageiros definidos para desviar o trânsito de ônibus das áreas de alagamento na região central. Eles são situados em locais estratégicos nas ruas João Colin, Princesa Isabel, Padre Carlos, Sete de Setembro, Mário Lobo e na avenida Getúlio Vargas.
Com a aproximação do Verão, estação onde fortes enxurradas são mais frequentes, a ação da Defesa Civil vai melhorar as ações de respostas e minimizar os transtornos sofridos por motoristas, pedestres usuários do transporte coletivo e donos de lojas.
*Com informações da Prefeitura de Joinville.