De acordo com a Defesa Civil estadual, entre a tarde e noite desta quarta-feira (29), áreas de instabilidade se formam na divisa entre os estados do Paraná e de Santa Catarina, relacionados ao calor e umidade, favorecendo a ocorrência de temporais isolados com descargas elétricas, rajadas de ventos e eventual queda de granizo no centro-norte catarinense.
As áreas em amarelo no mapa representam que o risco de temporais é moderado e nas áreas em verde o risco é baixo. O alerta vale a partir das 15h, até a meia noite.
A Defesa Civil informa ainda que durante a tarde, as pancadas de chuva serão intercaladas com momentos de aberturas de sol, o que causa o aumento das temperaturas.
As temperaturas máximas durante a tarde variam de 26°C a 30°C na porção Oeste. Os termômetros chegam aos 27°C no Planalto Norte, 23°C no Planalto e Litoral Sul e variam de 21°C a 25°C, nas demais regiões.
Veja como se proteger dos temporais fortes
- Busque um lugar seguro, longe de árvores, postes de energia, placas e outros objetos que possam ser arremessados;
- Fique longe de janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e o registro do gás de cozinha, evitando agravamentos no caso de queda de árvore;
- Se estiver na praia, jamais fique na água;
- Evitar transitar nas proximidades de fiação elétrica.
O que fazer depois
- Depois que a tempestade passar, se a casa foi inundada, é necessário tomar todas as medidas de higiene antes de voltar a frequentar o ambiente, para evitar a transmissão de doenças;
- Sempre manter o quintal limpo, facilitando assim o escoamento da água da chuva;
- Veja se a água não foi contaminada pela inundação;
- Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.
Para mais informações entre em contato com o Corpo de Bombeiros Militar (193) ou a Defesa Civil (48) 3664-7000.