Defesa Civil alerta para risco de temporais nesta terça e quarta-feira

Foto: Fábio Junkes/Arquivo OCP News

Por: Pedro Leal

16/01/2024 - 10:01 - Atualizada em: 16/01/2024 - 10:44

Nas tardes desta terça-feira (16) e quarta-feira (17), a combinação de calor e umidade favorece temporais acompanhados de raios e rajadas de vento em todo o estado de Santa Catarina. Os temporais trazem riscos para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.

Este risco é moderado nas áreas em amarelo do mapa, que incluem o Grande Oeste e norte de SC, enquanto as áreas em laranja indicam risco alto, para as regiões do Litoral Sul, Planalto Sul, Grande Florianópolis e em todo o Vale do Itajaí.

As chuvas persistem entre a quarta (17) e quinta-feira (18) no sul do estado de SC podendo resultar em elevados acumulados de precipitação. Os modelos indicam que os volumes de chuva podem superar os 100 mm nas regiões entre o Planalto Sul e Litoral Sul. Nestas áreas, o risco é alto para alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos.

É comum que em dias quentes de verão aconteçam mudanças bruscas no tempo, em caso de temporais e chuva intensa busque algum lugar abrigado e não entre em contato com a água. Além disso, vale destacar que para os dias de calor intenso a SDC recomenda aumentar a hidratação, evitar o sol entre às 10h e às 16h para evitar insolação e desidratação. Atenção redobrada com crianças, idosos e pessoas com doenças cardiovasculares e cardiorrespiratórias preexistentes.