Defesa Civil alerta para passagem de frente fria em várias regiões de SC

Foto: Ewaldo Willerding/OCPNews

Por: OCP News Florianópolis

04/03/2024 - 09:03 - Atualizada em: 04/03/2024 - 09:12

Em função da influência de uma frente fria, o tempo fica instável e chuvoso desde o amanhecer em pontos do Litoral Sul, do Planalto Sul e da Grd. Florianópolis Serrana nesta segunda-feira (04), conforme a previsão do tempo da Defesa Civil estadual .

Com o avanço do sistema por SC, entre o final da manhã e o início da tarde já devem ocorrer pancadas de chuva e temporais isolados com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e alagamentos pontuais no Grande Oeste, que avançam para o restante do estado entre a tarde e à noite.

O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica. O vento sopra com intensidade fraca, de direções variadas no interior do estado, e de quadrante sul no litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 50 km/h do Litoral Sul ao baixo Vale a partir da tarde.

No amanhecer as temperaturas mínimas variam de 14 a 23°C no Meio-Oeste, entre os planaltos, no Alto Vale e na Grd. Florianópolis Serrana e marcam entre 19 e 24°C nas outras regiões. À tarde, as máximas oscilam entre 18 e 27°C no Planalto Sul, Litoral Sul e no Oeste e variam entre 25 e 35°C no restante do estado.

A agitação marítima aumenta no final do dia, com o mar agitado, e ondulações virando de sul/sudeste, com alturas entre 2,0 e 2,5 m e picos de até 3,0 m entre o Litoral Sul e a Grd. Florianópolis e mar pouco agitado no Litoral Norte e ondas entre 1,5 e 2,0 m, com picos de até 2,5 m em alto mar.

O risco é moderado para agitação marítima entre o Litoral Sul e a Grd. Florianópolis a partir do período da noite.

Com a atuação da frente fria, a terça-feira (5), já inicia chuvosa desde a madrugada nas áreas de divisa com o RS, no litoral e em suas proximidades. Ao longo da manhã as instabilidades intensificam e se espalham pelo estado, causando pancadas com trovoadas e temporais, sendo mais intensos do centro ao leste do estado.

Com o afastamento lento da frente fria, entre o final da tarde e à noite o tempo começa a estabilizar a partir do oeste catarinense. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais.