A Defesa Civil estadual alerta que entre esta quarta (05) e a madrugada de quinta-feira (06), o avanço de uma nova área de baixa pressão em direção ao mar provoca uma mudança na direção dos ventos, que passam a predominar do quadrante sul. Essa mudança na direção dos ventos favorece um declínio acentuado nas temperaturas, especialmente na metade leste de Santa Catarina. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas ao desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
Na quarta (05) à tarde, as temperaturas máximas se aproximam dos 30°C em grande parte do estado, ficando ainda mais altas no Litoral e no Oeste catarinense, com valores próximos dos 33°C.
Ao longo da tarde, o vento sul ganha força, provocando queda nas temperaturas no Litoral Sul e Planalto Sul. Nas demais regiões, os termômetros começam a cair ao longo da noite e, principalmente, durante a madrugada de quinta-feira (06), com mínimas variando entre 12 e 15°C na maioria das regiões. No Litoral, as mínimas oscilam entre 14 e 17°C e nas áreas de serra entre 7 e 10°C.
Na quinta-feira à tarde, as temperaturas permanecem amenas na metade leste de SC, com máximas entre 15 e 20°C.
Mar agitado
Entre esta quarta-feirae a quinta-feira, a aproximação de uma frente fria intensifica os ventos do quadrante sul em toda a costa de Santa Catarina. Os ventos médios variam entre 25 e 35 km/h, com rajadas entre 40 e 60 km/h. Com isso, o mar fica agitado, com ondas entre 3,0 e 3,5m, com picos de até 4,0m em alto mar. O risco é alto para ocorrência associadas aos ventos fortes, ressaca e à agitação marítima.
As ondas atingem seu pico na noite da quarta e começam a diminuir gradativamente na madrugada de quinta-feira.
Recomendações para a população:
- Evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar. Evite também caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.
- Em caso de intensificação dos ventos, busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.
Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.