Dá para não tomar banho em dias frios em Santa Catarina? Especialistas opinam

Foto: Reprodução | Internet

Por: OCP News Criciúma

27/08/2023 - 16:08 - Atualizada em: 27/08/2023 - 17:24


Com as temperaturas mais baixas, muitos diminuem a frequência de banhos diários e isso pode ser prejudicial à saúde da pele, segundo especialistas.

“Mesmo quando o banho não é diário, axilas, genitais e pés devem, sim, ser higienizados todos os dias, já que são áreas com glândulas de cheiro”, comentou a dermatologista Karina Mazzini, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Ainda de acordo com os médicos, ir dormir sem tomar banho leva para os lençóis poluição, suor, bactérias e vírus adquiridos ao longo do dia.

“Há acúmulo de restos de pele, sebo, poluição, suor, bactérias e vírus que, se não retirados, podem causar proliferação de micro-organismos que trazem mau cheiro ou desenvolvem doenças”, alertou Karina.

A dermatologista Lívia Borges ressalta que a falta de higiene pode desencadear infecções cutâneas, tanto por bactérias, que são lesões que ficam avermelhadas, como também infecções por fungos, que são as micoses.

“Além disso, existem algumas dermatites que podem ser agravadas pela falta de higiene, principalmente, a dermatite seborreica, que pode ser piorada quando a higiene está deficiente”, disse a médica.

Para fugir do banho de água gelada, muitos buscam os banhos quentes, que também são prejudiciais. “O recomendado é tomar banho em água mais morna e que não seja prolongado”, alertou a dermatologista Juliana Drumond.


Foto: Reprodução | Internet


 

*Fonte: Jornal Conexão