A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizam na quarta-feira (6) das 17h30 às 22h, na Unisociesc, o curso para vereadores eleitos e suplentes para a Legislatura 2025/2028, servidores e demais interessados.
Serão quatro horas de duração com duas palestras; “O Papel do Vereador” ministrada por Renata Rosenir da Cunha e sobre o “Processo Legislativo” com Neroci da Silva Raupp.
As inscrições poderão ser feitas até o dia do evento.
O objetivo é oferecer formação política e qualificação profissional para parlamentares e servidores das Câmaras de Vereadores, por meio de palestras com temas atuais e inerentes à atividade parlamentar. O evento é gratuito.
Capital Nacional dos Atiradores
A deputada federal catarinense Caroline De Toni (PL) expressou ontem, em suas redes sociais, o fato de Jaraguá do Sul receber o título de Capital Nacional dos Atiradores. Segundo Carol, é um reconhecimento mais que merecido ao município mais seguro do Brasil e um dos mais conectados ao tiro esportivo. “Jaraguá do Sul compartilha um elo histórico com o tiro esportivo e cultura alemã, e este vínculo cultural é celebrado anualmente com a Schützenfest – Festa dos Atiradores”, destacou.
A parlamentar também mencionou que a 34ª Schützenfest acontece de 7 a 17 de novembro e todos os anos reúne milhares de turistas, que visitam o município e mergulham na riqueza das tradições alemãs. Ano passado a deputada prestigiou a abertura da festa.
Autodefensoria da Apae
Representantes da Apae de Jaraguá do Sul estiveram na Câmara de Vereadores na semana passada para falar sobre a Autodefensoria da entidade. Trata-se de um programa das Apaes que visa dar aos alunos espaço para apresentar sugestões e ideias com o objetivo de garantir e ampliar seus direitos. O autodefensor também tem a função de proteger os interesses dos demais colegas da Apae em que está inserido perante a diretoria e também é o porta voz de seus companheiros diante da sociedade. Os dois autodefensores titulares da Apae jaraguaense, Diogo de Brito e Bruna Sabrina Bueno Lins, conversaram com os vereadores durante a sessão. A assistente social e assessora do programa, Diana Abreu, explicou que a autodefensoria é uma conquista importante para a pessoa com deficiência.
Código
A Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Jaraguá do Sul segue até sexta-feira (8) com a Consulta Pública para a revisão do Código de Parcelamento do Solo. De acordo com a Prefeitura, o envolvimento da população neste processo é essencial para que a Administração possa construir uma política pública participativa de desenvolvimento urbano que atenda as necessidades e expectativas da comunidade. Com base nos dados da consulta será possível a elaboração de um diagnóstico que permitirá um incremento no planejamento das ações necessárias para a revisão do Código de Parcelamento do Solo, possibilitando a melhoria da legislação vigente além da requalificação dos espaços urbanos da cidade.