Curso de Direito da FURB completa 55 anos

Por: OCP News Vale

08/03/2023 - 09:03 - Atualizada em: 08/03/2023 - 09:05

O curso de Direito da FURB iniciou suas atividades em 07 de março de 1968, após uma ampla mobilização da comunidade blumenauense e representou um marco pela interiorização do ensino superior no Estado de Santa Catarina.

Em complemento à estrutura do curso, em 1972 é criado o Serviço Judiciário/Estágio Supervisionado de Direito, que mantém desde aquela época, ininterruptamente, atividades de atendimento gratuito à comunidade de Blumenau, ofertando aprendizado teórico/prático ao estudante do curso através de práticas reais de intervenção, além da prática simulada.

Em 1990, foi criado o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), ao qual está vinculado até hoje o curso de Direito. A partir de 1997, foram implementadas linhas de pesquisa, com importantes projetos interdisciplinares, composto por um corpo docente de alta qualidade. Como meio de expressão das atividades acadêmicas foi criada também a Revista Jurídica.

Atualmente, o curso de Direito da FURB conta também com um Fórum Universitário, instalado em convênio com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina desde o ano de 1998, com competência para julgar os feitos ajuizados pelo Serviço de Assistência Judiciária Gratuita e Juizado Especial de Causas Cíveis e Criminais.

Desde sua instalação até os dias atuais, o curso de Direito da Universidade de Blumenau é reconhecido nos meios jurídicos e acadêmicos como um curso de vanguarda, que alia tradição e inovação, atento às necessidades sociais, com os convênios firmados com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Defensoria Pública, Observatório Social de Blumenau, Associação dos Juízes Federais e Estaduais, Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina e com o Município de Blumenau com vistas ao Programa Municipal de Transação dos Créditos Tributários e não Tributários, entre outros.

O curso já formou mais de 7.354 bacharéis em Direito, os quais atuam nas mais diversas profissões jurídicas nas áreas pública e privada.

“Essa trajetória de sucesso de nossos egressos, aliada à produção intelectual de excelência dos nossos professores, consolidou a implantação de um Programa de Mestrado em Direito sediado na FURB. Esse marco também é importante para a comunidade acadêmica, pois, além de iniciar uma nova fase da área de pesquisa deu impulso à nova matriz curricular do curso de Direito no ano de 2022, com a reconfiguração nas áreas do ensino jurídico e extensão” destaca o professor Feliciano Dias, diretor do CCJ.

A construção do conhecimento se faz com a cumplicidade e dedicação de estudantes e professores transpondo barreiras e desafios pertinentes ao ensino superior. No decorrer destes 55 anos, o curso de Direito da FURB passou por inúmeras reformulações e ofertou vários cursos de pós-graduação em nível de especialização e de cursos de curta duração na área jurídica, com destaques para a Escola Superior da Magistratura de SC (ESMESC), cuja especialização é oferecida de forma ininterrupta há mais de quinze anos; Escola da Magistratura do Trabalho (AMATRA), Especializações em Direito Processual Civil, Direito Penal e Processual Penal, Direito Empresarial, Direito Civil, Direito Administrativo, entre outras.

A programação em comemoração ao aniversário inclui a inauguração da Sala Patrícia Kegel, em homenagem à professora, exposição e palestras organizadas em parceria com o Diretório Acadêmico Clóvis Bevilaqua (Daclobe) e será realizada ao longo do ano.

 

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.