Criciúma realiza neste sábado mais uma ação de vacinação contra a Poliomielite e da Multivacinação

Por: OCP News Criciúma

27/08/2022 - 11:08 - Atualizada em: 27/08/2022 - 11:33

Criciúma realiza neste sábado (27) mais uma ação de vacinação contra a Poliomielite e da Multivacinação. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) distritais dos bairros Rio Maina, Pinheirinho, Próspera, Santa Luzia, Quarta Linha e Centro estarão abertas das 9h às 16h para vacinar crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Até o fim da Campanha Nacional, que segue até dia 9 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar a vacinação durante o sábado nas unidades.

“É muito importante que os pais levem seus filhos para tomarem o imunizante. Tivemos bons resultados nas ações das últimas semanas, e queremos aumentar esse número até o final da campanha. Todas as vacinas estarão disponíveis durante a ação, sendo que a dose da BCG será aplicada apenas na unidade do Bairro Pinheirinho”, afirmou o secretário de Saúde, Arleu da Silveira.

Segundo o gerente de Vigilância em Saúde, Samuel Bucco, no último sábado (20) de vacinação, aproximadamente 4 mil doses foram aplicadas. A meta é imunizar 95% do público alvo.

“No próximo sábado (3) as Unidades Básicas de Saúde distritais estarão abertas novamente para garantirmos o acesso de todas aos imunizantes”, ressaltou.

Esquema da vacinação

Nesta campanha, crianças entre um e quatro anos devem receber o imunizante contra a poliomielite. O esquema completo é composto por cinco doses, sendo que até um ano de idade a criança recebe três doses, e dos 15 meses aos quatro anos ela recebe mais duas doses de reforço, a famosa gotinha.

Já na multivacinação, crianças e adolescentes menores de 15 anos podem atualizar a caderneta de vacinação. Doses como a da Covid-19 e Influenza também são disponibilizadas, assim como todas as vacinas do Plano Nacional de Imunização.