Criciúma inicia programação especial da Semana do Meio Ambiente

Foto: Letícia Cardoso/Decom

Por: OCP News Criciúma

06/06/2023 - 18:06 - Atualizada em: 06/06/2023 - 18:30


Com um cronograma de atividades, palestras, oficinas e exposições a Semana do Meio Ambiente iniciou nessa segunda-feira (5), em Criciúma.

A comemoração é aberta ao público, e está prevista para ocorrer até o próximo domingo (11). Promovida pela Diretoria de Meio Ambiente (DMACRI), a programação especial tem o intuito de aproximar a sociedade das questões ecológicas e ambientais relacionadas a preservação e conservação do patrimônio natural.

Para a acadêmica do curso de Biologia, Jadna Rosso Coral, a Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade de ampliar a divulgação de assuntos comentados, mas que poucas pessoas têm acesso e entendem a importância da discussão.

“Esse tipo de evento serve para aproximar esses temas para pessoas que só ouvem falar, mas não chegam tão próximo. Quando a gente fala em meio ambiente, muitas pessoas pensam que o meio ambiente é lá na natureza, é lá na floresta. Só que na verdade, não. O meio ambiente é o quê? É a onde a gente está. Então, cuidar do meio ambiente é cuidar do ambiente que nós, seres humanos, fazemos parte. É importante a gente trazer diversas temáticas para essa semana, tanto para a gente compartilhar, quanto para as pessoas esclarecerem as suas dúvidas”, explica.

“Essa semana é uma semana mundial em prol do meio ambiente. Então, a DMACRI está dando sua contribuição local, com várias atividades, com o intuito de mobilizar e conscientizar as pessoas sobre a importância do meio ambiente, e resgatando o seu valor. Esse é o momento que as pessoas têm para refletir e repensar a suas atitudes”, pontua a coordenadora de Educação Ambiental da DMACRI, Daiana Silveira Colombo.

A intenção da comemoração é completar e expandir os assuntos debatidos no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.

Confira o cronograma especial da semana

Nesta terça-feira (6), no Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina, ocorreu o plantio de mudas, realizada com crianças do Ensino Fundamental de escolas municipais próximas.

A ação também ocorrerá nesta quarta-feira (7) e será realizada no Parque das Nações, na região da Grande Próspera. A mascote Bosco, da DMACRI, animará a atividade, programada para ocorrer das 13h45 às 15h45. Em ambos os dias, a ação contará com a doação de mudas e conscientização ambiental dos alunos.

Na sexta-feira (9), na Praça Nereu Ramos, a DMACRI divulgará seus serviços e atividades e esclarecendo dúvidas, distribuindo folders, expondo banners e doando mudas à comunidade. Neste momento, também será premiado o vencedor do concurso realizado entre os meses de fevereiro e abril, que deu nome a mascote do setor.

Dia Mundial do Meio Ambiente e a Semana do Meio Ambiente

Criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como objetivo a conscientização das pessoas a respeito da importância de preservar os recursos naturais. A Semana do Meio Ambiente tem como finalidade trazer a atenção da população para os problemas ecológicos do meio em que convivem, assim pretendendo sensibilizar a sociedade para se envolverem em ações de consumo sustentável.

Confira a programação de atividades no Horto Municipal José Milanese:

Domingo (11)

13h30 – Abertura do evento

13h30 às 17h – Meliponicultura (exposição de abelhas nativas sem ferrão)

13h30 às 17h – Doação de animais com o Núcleo de Bem-Estar Animal e Curso de Veterinária da Unisul

14h às 15h – Oficina de bonecas de pano pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC)

14 às 15h30 – Meditação com o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

14h às 15h30 – Auriculoterapia

14h às 16h – Apresentações musicais

14h30 às 15h30 – Mini Oficina de brinquedos feitos de materiais recicláveis


Foto: Letícia Cardoso/Decom