Empreender pode ser um desafio inspirador, mas a burocracia para abrir uma empresa é, por vezes, um verdadeiro e desanimador obstáculo para o sucesso.
Em Criciúma, no entanto, a situação é outra. Com equipamentos de apoio ao empreendedor, o município figura entre os mais ágeis para se abrir uma empresa no país.
No primeiro quadrimestre deste ano, Criciúma foi a quarta cidade mais rápida do Brasil nesse quesito, apresentando tempo médio de duas horas e 13 minutos. O dado é do boletim do Mapa de Empresas, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, relembra que o município já figurou entre os 10 primeiros da lista no primeiro e no último quadrimestre de 2022.
“Na época, o tempo para abrir um negócio na nossa cidade era de aproximadamente quatro horas. Apesar de já ser um bom prazo em relação ao restante do país, continuamos trabalhando para agilizar esse processo e, se compararmos com o número dos primeiros quatro meses deste ano, reduzimos pela metade essa espera”, afirma.
Suporte ao empreendedor
Não por acaso a cidade atingiu estes números. A Casa do Empreendedor, localizada no Paço Municipal Marcos Rovaris, é um setor da prefeitura que dá apoio às pessoas físicas e jurídicas na criação e continuidade de um negócio.
“É um espaço voltado para o atendimento das pessoas que desejam empreender, investir, crescer, gerar emprego e renda na cidade. Aqui é o ponto de partida para colocar uma ideia de negócio em prática, regularizá-lo e esclarecer dúvidas”, ressalta o diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Criciúma, Aldinei Potelecki.
O local oferece informação e orientação para abertura de empresas, formalização de microempreendedores individuais (MEIs), formalização de profissionais autônomos, emissão de alvará e inscrição municipal, emissão de guias DAS – MEI, declaração anual (MEI), auxílio para emissão de notas fiscais, capacitações e consultorias e orientações sobre linhas de crédito disponíveis ao micro e pequeno empreendedor, dentre outros serviços de apoio e suporte aos pequenos negócios.
Dados de abertura de empresas e criação de emprego
O Mapa de Empresas é uma ferramenta do Governo Federal que disponibiliza, em um painel interativo, dados e quantitativos de empresas abertas no país, por região, estado e município, além do tempo médio necessário para a abertura. Os dados mais atuais da ferramenta indicam que, neste ano, até o fim de maio, foram abertas 2.865 empresas na cidade, que no momento possui 30.195 empresas ativas.
Já o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), aponta um saldo de 278 novos postos de trabalho na cidade em maio de 2023, além de um acumulado no ano de 1.453, com os setores de serviços e indústria sendo os maiores responsáveis pelo número.