Criciúma é vencedora na categoria Saúde e Bem-Estar do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023

Foto: Divulgação/Decom

Por: OCP News Criciúma

14/11/2023 - 18:11 - Atualizada em: 14/11/2023 - 18:33

Criciúma foi destaque na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023. O município foi vencedor na categoria Saúde e Bem-Estar, entre as cidades catarinenses com mais de 100 mil habitantes. A cerimônia de premiação aconteceu nesta segunda-feira (13), em Florianópolis, e reuniu gestores públicos, prefeitos e secretários municipais de todo o estado de Santa Catarina. Devido aos resultados positivos, Criciúma pode disputar a etapa nacional do prêmio, com municípios de outros estados brasileiros, que acontecerá em Brasília.

 

A iniciativa é realizada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila. A avaliação dos mais de 5 mil municípios brasileiros é feita com base no ranking do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). O objetivo é medir o nível de excelência das cidades brasileiras para potencializar a eficiência da gestão pública. “Esse reconhecimento é reflexo do compromisso em garantir o acesso à saúde pública, um direito de cada cidadão. É um estímulo para continuarmos avançando, buscando constantemente maneiras de melhorar a vida da população por meio da inovação na área da saúde”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

 

A premiação é composta por 67 indicadores, distribuídos em seis pilares gerais, que compõem um Ciclo Virtuoso de Desenvolvimento Humano, sendo eles: Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura e Mobilidade, Sustentabilidade, Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, e Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. Cada pilar é dividido em três categorias populacionais: até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.

 

Na categoria Saúde e Bem-Estar, na qual Criciúma foi premiada, foram analisados os indicadores de cobertura da atenção primária, expectativa de vida ao nascer, leitos hospitalares (SUS) e profissionais da saúde (SUS) por mil habitantes, indicador sinético final do Previne Brasil, taxa de mortalidade infantil, cobertura vacinal e aplicação saúde. Neste pilar, são analisados, principalmente, a disponibilidade, qualidade e o investimento em saúde dos municípios. O município foi finalista, ainda, nas categorias de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, e Sustentabilidade, Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.

 

“A introdução do TeleSaúde é um exemplo claro de nossa dedicação à inovação, proporcionando aos cidadãos a conveniência de consultas médicas remotas, agendamentos online e a possibilidade de interconsulta entre profissionais da atenção básica e especializada, através da teleconsultoria. Isso representa um avanço significativo na facilidade no acesso aos serviços de saúde, tornando o processo mais ágil e eficiente para a população”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

 

De acordo com o secretário municipal de Governança, Tiago Pavan, outro ponto que contribuiu para a conquista do prêmio foi a inovação do transporte, por meio de aplicativo, para pacientes com dificuldade de locomoção. “Estamos entusiasmados com a oportunidade de levar essas práticas inovadoras para a etapa nacional do prêmio, destacando como a tecnologia e a gestão podem transformar positivamente a prestação de serviços de saúde e contribuir para a excelência na gestão municipal”, finalizou Pavan.