Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Criciúma celebra 146 anos de colonização com programação especial nesta terça-feira (6)

Foto: Divulgação/PMC

Por: OCP News Criciúma

05/01/2026 - 09:01 - Atualizada em: 05/01/2026 - 09:33

Em comemoração aos 146 anos de colonização de Criciúma, o Governo Municipal preparou uma programação especial ao longo desta terça-feira (6), reunindo fé, cultura e tradição para celebrar o legado histórico das famílias que deram origem ao município. A programação terá início às 8 horas, com a tradicional missa solene na Catedral São José, que contará com a bênção dos povos colonizadores.

O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, destacou o simbolismo da data, que marca a valorização das raízes culturais e do espírito de união responsável pelos primeiros passos da construção do município.

“Celebrar os 146 anos de colonização de Criciúma é reconhecer o trabalho, a coragem e a contribuição das famílias imigrantes que ajudaram a construir a nossa cidade, preservando suas tradições, valores e a dedicação que nos une até hoje”, afirmou o prefeito.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

O vice-prefeito, Salésio Lima, ressaltou a importância da celebração como forma de manter viva a memória dos colonizadores e fortalecer a identidade cultural do município. “Esta homenagem é fundamental para valorizar a história dos povos que deram origem a Criciúma e para reforçar o respeito às nossas raízes, transmitindo esse legado às futuras gerações”, completou.

Corte do bolo e programação cultural

Após a missa, será realizado o corte de um bolo de aproximadamente 146 quilos, em referência ao número de anos de colonização, simbolizando o espírito de partilha, dedicação e perseverança dos colonizadores.

Na sequência, o público poderá acompanhar apresentações culturais com grupos de dança representando as etnias colonizadoras, organizadas pela Associação Cultural Vidas Esperança que desenvolve em Criciúma um trabalho voltado à transformação social por meio da cultura e da arte, atendendo atualmente mais de 150 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.

A presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Cristiane Maccari Uliana Zappelini, destacou que a programação inclui apresentações da Associação Cultural Vidas Esperança, por meio do Projeto Sete Origens.

“O projeto valoriza a história dos primeiros imigrantes que formaram o município, destacando as sete etnias colonizadoras. Sete escolas receberam professores, estrutura pedagógica e figurinos culturais, fortalecendo o ensino no contraturno escolar e promovendo o reconhecimento das nossas origens”, ressaltou a presidente.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.