O Governo de Criciúma, por meio das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Obras e de Saúde, entregará, nesta semana, duas novas estruturas voltadas à atenção primária. Na quarta-feira (17), será inaugurada a ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Nova Esperança. Já na quinta-feira (18), será a vez da comunidade do bairro São Marcos receber uma nova UBS totalmente construída.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, ressalta o impacto das entregas na vida das famílias atendidas. “Investir nas Unidades Básicas de Saúde é investir em atendimento humanizado e no acesso da população aos serviços básicos, especialmente para quem mais precisa. Seguimos trabalhando para que a saúde esteja cada vez mais perto das pessoas e com a qualidade que a nossa cidade merece”, afirma.
A UBS Vila Nova Esperança recebeu uma ampliação de 109 metros quadrados, totalizando aproximadamente 300 metros quadrados de área construída. O investimento foi de cerca de R$ 700 mil. Com a obra, a unidade passa a ofertar atendimento odontológico, além dos serviços já existentes de atendimento médico, ambulatorial e farmacêutico. A capacidade é para atender em torno de três mil pacientes cadastrados na unidade.
Já a comunidade do São Marcos ganha uma nova estrutura. Com uma área total construída de 251 metros quadrados, a obra teve um investimento de aproximadamente R$ 650 mil. A nova UBS São Marcos contará com dois consultórios médicos e um consultório odontológico, além de sala de vacina, triagem, curativos e uma farmácia. Atualmente, a unidade possui mais de 1.100 pacientes cadastrados.
O secretário de Infraestrutura e Obras, Claudio Rosso Netto, destaca a execução eficiente das obras. “Tanto a ampliação, quanto a construção foram executadas dentro do cronograma previsto, seguindo rigorosamente os padrões de qualidade estabelecidos pelo Município. Nosso compromisso é entregar obras seguras, funcionais e preparadas para atender bem à população. As duas unidades representam investimentos importantes em infraestrutura e saúde, e demonstram o esforço conjunto para fortalecer os serviços públicos com responsabilidade e eficiência”, completa.
Rede municipal de saúde fortalecida
Com as inaugurações, Criciúma segue fortalecendo a atenção primária, que hoje conta com 46 Unidades Básicas de Saúde, atendidas por 63 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e 788 profissionais.
As novas unidades oferecerão serviços completos, como clínica médica, odontologia, pré-natal, enfermagem, vacinação, exames preventivos, curativos, inalação, visitas domiciliares e sala de vacinação.
O secretário municipal de Saúde, Deivid Freitas, destaca a importância estratégica das duas entregas. “São estruturas que atendem demandas históricas das comunidades, especialmente do São Marcos, e que agora passam a contar com espaços mais adequados, modernos e preparados para acolher melhor cada paciente. Esse é um passo significativo no compromisso de cuidar das pessoas e aproximar os serviços de quem mais precisa”, afirma.