Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Criciúma amanhece gelada com mínima abaixo de dez graus; vem ainda mais frio

Por: OCP News Criciúma

20/04/2023 - 08:04 - Atualizada em: 20/04/2023 - 08:10

Criciúma amanheceu gelada nesta quinta-feira com mínima de nove graus, segundo a Epagri/Ciram. A máxima hoje não passa de 22 graus, com tempo ensolarado.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a massa de ar seco e frio, que já ocasionou declínio das temperaturas, permanece atuando no estado até o início da próxima semana, mantendo o tempo estável com predomínio de sol e sensação de frio nas noites e madrugadas, entre a sexta-feira (21), feriado em homenagem a Tiradentes, e o final de semana.

Nas tardes, as temperaturas ficam amenas em SC. No Litoral ocorre variação de nuvens em alguns momentos, mas sem previsão de chuva significativa.

O amanhecer da sexta-feira (21) ainda será frio, com temperaturas mínimas de 7 a 15 graus, no litoral e áreas próximas, e abaixo dos 10 graus nas demais regiões. Nas áreas mais altas dos Planaltos e do Meio Oeste a previsão é de mínimas negativas próximas a -1.

Na tarde, as temperaturas ficam amenas, com máximas de 19 a 25 graus no estado.

Nos amanheceres do sábado (22) e do domingo (23), o frio diminui e as temperaturas mínimas previstas variam de 3 a 11 graus do Extremo Oeste aos Planaltos e Alto Vale do Itajaí e de 12 a 18 graus nas demais regiões.

Nas tardes, as máximas seguem amenas, variando de 20 a 26 graus em grande parte do estado e podendo chegar aos 28 graus em cidades do Extremo Oeste e Litoral Sul.

Precipitação invernal é registrada na Serra Catarinense

Assim como indicavam as previsões, a combinação de uma massa de ar polar que derrubou as temperaturas em Santa Catarina, com a atuação de um ciclone em alto mar, que traz umidade do oceano para o continente, provocou a ocorrência de chuva congelada e de chuva congelante na Serra de Santa Catarina no início da noite dessa quarta-feira (19).

A principal diferença entre neve, chuva congelada e chuva congelante, é de que a neve precipita em forma de cristais de gelo bem característicos, formados pelo congelamento do vapor d’água suspenso na atmosfera, com a presença de umidade e em temperaturas próximas ou abaixo de zero.

A chuva congelada, em muitos casos antecede a precipitação de neve e chega à superfície em estado sólido ao tocar o solo, assumindo a forma de uma pequena pedrinha de gelo, similar a um granizo, podendo lembrar neve.

Já a chuva congelante descongela na atmosfera ao longo de seu caminho até o chão, congelando novamente ao tocar o solo, deixando uma superfície translúcida onde precipita.

Com a aproximação do inverno, eventos desta natureza tendem a ser mais frequentes nas áreas mais altas do estado.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.