A Fundação Cultural de Criciúma, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta terça-feira (9), no Centro Cultural Jorge Zanatta, a cerimônia de premiação do concurso artístico “Minha Educação é Centenária”. A iniciativa integrou a programação oficial do centenário de emancipação político-administrativa de Criciúma e incentivou estudantes de diversas etapas educacionais a retratar, por meio da arte, a história e a identidade do município.
O concurso reuniu instituições desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, garantindo pluralidade e representatividade nas produções. A participação foi gratuita e voluntária, envolvendo estudantes, professores, gestores e equipes pedagógicas.
Foram inscritos mais de 50 trabalhos em quatro modalidades: Desenho em folha A4 (Educação Infantil); Desenho e Poema (Ensino Fundamental I); Desenho, poema e Histórias em Quadrinhos (Ensino Fundamental II); Desenho, História em Quadrinhos e produção artística por Inteligência Artificial (Ensino Médio e Superior).
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, destacou o engajamento das escolas e a qualidade dos trabalhos apresentados. “O concurso mostrou o quanto nossos estudantes conhecem e valorizam a história da cidade. Cada obra revela sensibilidade, identidade e orgulho do criciumense por nossa história de trabalho e conquistas. Os alunos estão de parabéns”, elogiou o prefeito.
O vice-prefeito, Salésio Lima, reforçou a importância da iniciativa dentro do calendário comemorativo. “Integrar educação e cultura no ano do centenário é uma forma de valorizar e incentivar novas gerações a compreenderem o legado construído ao longo dos anos. E todos os trabalhos apresentados conseguiram retratar este momento tão especial para a nossa história”, ressaltou.
A presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Cristiane Maccari Uliana Zappelini, lembrou que o projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho da Educação da Comissão do Centenário. “O concurso foi pensado para aproximar os estudantes da história da cidade, estimulando pesquisa, criatividade e a integração, reforçando a educação como instrumento de desenvolvimento social, econômico e cultural”, explicou.
Celebração do talento e da criatividade
A cerimônia de premiação do concurso “Minha Educação Centenária” reuniu estudantes, famílias, professores e gestores escolares para a valorização do conhecimento e incentivo à criatividade das novas gerações.
Todas as produções inscritas receberam destaque e certificados de participação e, ao todo, 25 trabalhos foram premiados: 11 desenhos temáticos; nove poemas; três histórias em quadrinhos; uma produção artística por Inteligência Artificial e uma paródia musical em homenagem à cidade.
“Os resultados representam não apenas o talento dos estudantes, mas também o comprometimento das escolas e professores em integrar as comemorações do Centenário ao cotidiano pedagógico”, destacou a secretária de Educação, Geovana Benedet Zanette.
Conheça os vencedores
Categoria poema:
1 – Isabelle de Carpes Silva (701) – EEB Pe. Miguel Giacca;
2 – Breno Bombazaro Bernhartdt (601) – EMEB Marechal Rondon;
3 – Emanuel Teixeira turma (401) – EMEB Eliza Sampaio Rovaris;
4 – Evely de S. B. Pacheco (3ºano) – Colégio Conectar;
5 – Henrique da Silva Liscano (501) – EMEB Ludovico Coccolo;
6 – Indianara Raiane de Oliveira Zaldguer (401) – EMEB Carlos Gorini;
7 – Isabely de Sá da Silva (401) – EMEB Carlos Gorini;
8 – Joana do Nascimento Barreto – (901) – EMEB Ludovico Coccolo;
9 – Maria Clara de Lima (8º ano B) – Colégio SATC;
Categoria desenho:
1 – Lucca de Souza Machado (Grupo 4B) – CEI AFASC Carlos Piazza;
2 – Catarina Bonfante de Bittencourt (6 C) – CEIM Profª Hilda Meller Justi;
3 – Fernanda Duarte Coelho – EEB Governador Heriberto Hulse;
4 – Sofia Bernardo da Silva (9º C) – Colégio Marista;
5 – Isabella R Pires (804) – EMEB Jorge da Cunha Carneiro;
6 – Nicolle Silveira Carneiro (7º ano) – Colégio Rogacionista Pio XII;
7 – Antenor Pedro Lipe Pinto Correira (5º ano) – EMEB Fortunato Brasil Naspolini;
8 – Miguel Damasco Carvalho (4º ano) – Colégio Rogacionista Pio XII;
9 – Lais Mattos Biava (301) – EMEB Carlos Gorini;
10 – Yasmini Cristina Nogueira de Almeida (2º ano) – EMEB Marechal Rondon;
11 – Théo Fernandes da Silva (103) – EMEB Ludovico Coccolo.
Categoria desenho gerado por IA:
Alessandra Ricardo Albino – Faculdade CENSUPEG.
Categoria paródia:
Turma 302 – EMEB Eliza Sampaio.