A tarde ficou mais ensolarada para o pequeno Vitor Nunes nesta quarta-feira (14). Com apenas 2 anos e 10 meses, o pequenino representou as crianças da ala oncológica do Hospital Santo Antônio ao receber os presentes produzidos especialmente para eles pelas alunas do curso de Design de Moda do UNISENAI (Centro Universitário SENAI). Cada uma das 14 crianças vai receber um pijama e um bichinho de pelúcia como presente das estudantes.
Vitor está em tratamento de uma leucemia e passa bastante tempo no hospital. Por conta disso, o carinho expresso nos presentes é muito importante para todas as crianças que vivenciam uma situação semelhante. “A gente se sente mais acolhido, porque está chegando no final do ano e sabemos que talvez não vamos passar (as festas) em casa, então é muito importante, sim. E faz muita diferença para ele também. No início ele fica meio envergonhado, mas depois comenta ‘a tia me deu isso, me deu aquilo’, ele lembra depois”, conta a mãe de Vitor, Yanka Rosa, de 26 anos.
A confecção das peças faz parte da disciplina de Projeto Aplicado I da turma do segundo semestre do curso e funciona como um projeto integrador, sendo coordenado pela professora responsável Cristiane Maximiliano em parceria com professores das áreas de costura, modelagem e design de estamparia. No projeto, cada aluna desenvolveu uma estampa e um modelo de pijama, que também foi feito nas aulas, assim como os bichinhos de pelúcia.
Uma das estudantes que participaram do projeto é Agatha Christie de Amorim. Ela explica que a escolha pelas crianças do hospital foi um consenso da turma e que os modelos dos pijamas foram inspirados nas roupas dos médicos com quem os pacientes convivem no dia a dia.
“Nós pensamos em um pijama que é mais parecido com a roupa do médico, para chamar a atenção deles. Nós fizemos em conjunto com a área de modelagem e estampa, ganhamos a estampa e o tecido e nos reunimos para trabalhar juntos e trazer um presente para essa jornada ser um pouco mais divertida”, conta, lembrando que o projeto também contou com a parceria da empresa blumenauense Real Estúdio, que imprimiu os tecidos com as estampas criadas pelos alunos e doou os tecidos para a ação.
A professora que coordenou o projeto, Cristiane Maximiliano, destaca a importância da ação no sentido de aproximar a faculdade da comunidade, mostrando para os estudantes que eles podem utilizar as habilidades aprendidas para ir muito além da profissão. “Eu acredito que tudo que fazemos temos que fazer com alegria e com amor, porque tudo o que a gente coloca para o universo volta para nós, e acho que para o acadêmico já traz essa consciência de que não é só sair e ir para o mercado de trabalho, tem que olhar para a sociedade também”, finaliza.
Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.