Creche de Guaramirim participa de projeto nacional ‘Caixas da Natureza’

Foto: OCP News

Por: Milena Natali

25/04/2024 - 13:04 - Atualizada em: 25/04/2024 - 13:29

O CEI (Centro de Educação Infantil) Santina Schorck, de Guaramirim, finalizou na quarta-feira (24), o projeto Caixas da Natureza. Criado pelo Instituto Ser Criança é Natural, de São Paulo, o projeto consiste na troca de caixas interativas entre crianças de todo Brasil,

Entre 300 inscrições, a creche de Guaramirim foi selecionada para enviar duas caixas para a capital de São Paulo e receber outras duas de lá. O CEI organizou as caixas com elementos que remetem a cidade catarinense, como a palmeira real, o arroz, as guirlandas e a garça – símbolo de Guaramirim. As caixas são remetidas pelos Correios no mesmo dia e por todos os participantes do projeto. Agora é só esperar pelo recebimento.

“É um projeto fantástico que envolve nossas crianças, professoras e famílias. As crianças estão podendo ter um contato maravilhoso com elementos da natureza. É de um grande significado participar desse projeto” , afirma a diretora do CEI, Agatha Pereira.

Foto: OCP News

Natureza na caixa

Brincar com conchinhas diretamente da Bahia, uma pinha do Paraná ou um chapéu típico do Rio Grande do Sul sem sair de casa, parece legal, né? O intuito do Projeto Caixas da Natureza é proporcionar troca cultural entre as crianças de todo o país, de canto a canto.

Caixas da Natureza foi idealizado em 2017 por professoras de São Paulo, desde então, já participaram 40 mil crianças e mais de 5 mil caixas já viajaram pelo Brasil.

Foto: OCP News

Na creche Santina Schorck, a organização das caixas foi feita por faixa etária (de 4 meses a 4 anos). O grupo do berçário preparou uma caixa e o grupo do maternal outra, com diferentes objetos.

Os alunos levaram para casa como tarefa, descobrir o que a cidade de Guaramirim oferece de cultura e história. Pais, professoras e os próprios alunos adoraram participar e realizar esse momento de descontração.

Foto: OCP News

Guaramirim em destaque

Atualmente, o CEI atende 220 crianças e comporta 45 funcionários, todos incluídos na execução do Caixas da Natureza. Professoras, zeladores, merendeiras e demais profissionais ajudaram os alunos na missão. Por se tratar de um programa nacional, é de grande relevância Guaramirim estar inserido nesse contexto pedagógico.

“A gente está acostumado a ver crianças que moram em apartamento, não tendo esse contato com a natureza ou grudadas em celulares e TVs, então, é uma oportunidade muito legal. Até por se tratar de uma creche, os trabalhos e experiências das crianças não é divulgado e nem reconhecido”, completa a diretora.

 

Agatha Pereira | Foto: OCP News