Cras de Jaraguá do Sul recebem avaliação positiva da Defensoria Pública da União

Divulgação/PMJS

Por: Pedro Leal

24/04/2023 - 15:04 - Atualizada em: 24/04/2023 - 15:52

Após uma ação itinerante promovida pelo núcleo da Defensoria Pública da União (DPU) de Joinville entre os dias 17 e 20 deste mês nos sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Município o atendimento prestado nestas unidades foi avaliado como positivo pela própria DPU.

Segundo a gerente de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social e Habitação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Bruna Nagel, esta iniciativa atendeu um pedido da Defensoria Pública que entrou em contato anteriormente com o Gabinete do Prefeito com pretensão de realizar este trabalho.

O objetivo foi de realizar atendimento aos usuários com demandas relacionadas a benefícios previdenciários, benefícios assistenciais do Governo e relacionados à Saúde. “A partir de então, organizamos agendas em todos os Cras entre os dias 17 e 20 de abril, sendo meio período em cada Cras. No total, foram realizados 38 agendamentos com 32 presenças confirmadas”, destacou Bruna. “Foi uma ação que facilitou e propiciou aos usuários explicações, encaminhamentos e consultas de processos e situações pendentes, favorecendo o acesso e a garantia de direito a benefícios e orientações”.

O defensor público da União, Célio Alexandre John, por sua vez, agradeceu à Secretaria de Assistência Social do Município e aos servidores do Cras por todo o suporte recebido para realização do “Itinerante DPU para Todos”. “Graças a esse apoio, foi possível realizar atendimento em todos os sete Cras da cidade, possibilitando chegar realmente próximo das pessoas que necessitavam. A maior parte dos 32 dos atendimento estava relacionada a demandas previdenciárias , em que houve o indeferimento por parte do INSS. Em boa parte desses casos será possível o ajuizamento de ação em busca de garantir os direitos desses assistidos”, projetou Alexandre.

“Por fim, parabenizamos todos os servidores dos Cras e a Secretária de Assistência Social do Município pelo admirável serviço prestado a comunidade, o qual podemos presenciar ao longo da semana”, afirmou o defensor público que durante este trabalho em Jaraguá do Sul foi acompanhado pelo servidor da DPU, Diego da Costa.