Covid-19: Joinville inicia segunda fase da aplicação da vacina bivalente

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Por: OCP News Joinville

06/03/2023 - 14:03 - Atualizada em: 06/03/2023 - 14:57

Nesta segunda-feira (6), Joinville inicia a segunda fase da aplicação da dose de reforço da vacina da Covid-19 com o imunizante bivalente da Pfizer. A partir de agora, além dos grupos já contemplados na primeira fase, as pessoas com 60 anos ou mais podem se vacinar.

Em uma semana, mais de 2,5 mil pessoas receberam a vacina bivalente em Joinville. As doses estão sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e também na Sala Central de Imunização.

 

 

Atualmente, podem receber o imunizante as pessoas com 60 anos ou mais; os imunocomprometidos; os habitantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; e as pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPs) com mais de 12 anos de idade, abrigados e trabalhadores dessas unidades.

Por se tratar de uma dose de reforço, é necessário que a pessoa tenha recebido pelo menos duas doses do esquema vacinal anterior e um intervalo mínimo de 4 meses entre a última dose de vacina contra a Covid-19, independentemente do imunizante.

A vacina bivalente contra a Covid-19 é uma atualização dos primeiros imunizantes utilizados, já que protege contra a cepa original da doença e também contra a subvariante ômicron. Com este reforço, o objetivo é ampliar a resposta imune da população.

Onde se vacinar

A vacina bivalente está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), localizadas em todas as regiões da cidade, com exceção da UBSF Jativoca.

As UBSFs funcionam de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados. O horário em que as vacinas são aplicadas em cada um dos locais está disponível no site joinville.sc.gov.br.

Também é possível receber o reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19 na Sala Central de Imunização, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Abdon Batista, 172, no Centro.