Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Covid-19: casos da doença em SC aumentam 16% em um mês

Foto: arquivo OCP News

Por: Elisângela Pezzutti

08/04/2023 - 14:04 - Atualizada em: 08/04/2023 - 17:21

Os casos de Covid-19 tiveram um salto no último mês em Santa Catarina. Segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde (SES/SC), no período entre 8 de março e 7 de abril, 372 pessoas foram infectadas com a doença no estado. No dia 8 de março havia 2.322 casos ativos e nesta sexta-feira (7), 2.694 casos, o que representa um crescimento de 16%.

Conforme a SES, neste sábado (8), há quatro pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) com Covid-19 em Santa Catarina.

Boletim divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na terça-feira (4), aponta um “aumento expressivo” dos casos de Covid-19 em Santa Catarina. O boletim também considera os dados de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que inclui as infecções pelo vírus da gripe.

De acordo com a Fiocruz, Santa Catarina está na mesma situação que os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

A fundação aponta, ainda, que nos estados de Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Sergipe e Tocantins, o aumento nas doenças respiratórias está afetando principalmente as crianças. Por isso, o pesquisador e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, orienta para que crianças com sintomas de gripe não sejam levadas para creches e escolas

“É uma forma da gente frear a disseminação de vírus respiratórios em crianças”. O pesquisador ressalta também que, até hoje, o Brasil registra um percentual muito grande de crianças que não foram vacinadas contra a Covid-19.

A Fiocruz informa que, nos adultos, a preocupação segue sendo o aumento no número de internações por Covid-19, com risco muito maior para quem está em atraso com a vacinação ou que ainda não tomou nennhuma das doses do imunizante.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.