Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Coteminas planeja demitir 700 funcionários em fábrica de Blumenau

Foto: Luka Films

Por: Luan Tamanini

05/07/2023 - 14:07 - Atualizada em: 05/07/2023 - 14:44

O Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial (Sintrafite) informou nessa terça-feira (4) que a Coteminas planeja demitir cerca de 700 trabalhadores de sua fábrica em Blumenau. Segundo o sindicato, isso representa cerca de 60% da força de trabalho da empresa na cidade, que tem cerca de 1,2 mil funcionários.

O presidente do Sintrafite, Carlos Alexandre Maske, disse que a informação inicial indicava que 200 funcionários poderiam ser demitidos. Todos eles, segunda a empresa, teriam suas verbas rescisórias quitadas em até 24 meses. No dia seguinte, porém, o número mais que triplicou, aumentando para cerca de 700 funcionários demitidos. Neste caso, as verbas rescisórias seriam pagas em 15 vezes.

A proposta foi recusada pelos trabalhadores, após ser apresentada em assembleia na segunda-feira (4). Na reunião, decidiram criar uma comissão de representantes para discutir a situação com a empresa, garantindo assim “o maior número possível de postos de trabalho”. Até o momento, nenhuma demissão foi registrada.

Em nota, a Conteminas afirmou que a unidade industrial localizada em Blumenau “passará por ajustes de produção e implantará um novo modelo de trabalho”, o que“exigirá novos equipamentos industriais e a adequação do seu quadro de pessoal”.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp