A Fibrose Cística é uma doença genética rara, crônica e progressiva que afeta múltiplos órgãos, como pulmões, pâncreas, rins, fígado, aparelho digestivo, intestino e seios da face.
Aos 41 anos, a corupaense Sibele Moretti é portadora dessa doença, que no caso dela, afetou apenas o sistema respiratório. Para voltar a ter qualidade de vida, ela precisa realizar um transplante pulmonar bilateral, e pede doações à comunidade para conseguir realizar o procedimento.
Apesar dos sintomas da Fibrose Cística aparecerem já nos primeiros dias de vida, no caso de Sibele foi apenas aos 20 anos que começou a ter uma tosse persistente, pneumonias de repetição e falta de ar cada vez mais severa.
Ela chegou a perder as contas de quantas foram as internações, de ciclos de 14 dias, às vezes 21, e até de 28 dias. Durante as internações, passava por um procedimento chamado broncoscopia, que chegou a ser realizado mais de 30 vezes.
O diagnóstico de Sibele chegou aos 39. “Encontrei no Instagram algumas pessoas que postavam sobre seu dia-a-dia, sintomas e dificuldades que eu me identificava, então pedi ao médico que queria fazer o teste do suor, para verificar se tinha Fibrose Cística, e positivei”, relata.
A partir disso, o tratamento passou a ser feito em Florianópolis (SC) no Hospital Nereu Ramos. Agora, com 41 anos e capacidade pulmonar em 22%, e depois de ter feito hemorragias, a indicação é de transplante pulmonar bilateral.
“Não é uma notícia fácil de receber. confesso que desmoronei, chorei, não podia acreditar que teria que passar por isso, mas hoje agradeço a Deus por ter mais essa oportunidade de vida”, se emociona.
Agora, Sibele e a mãe vão morar em Porto Alegre (RS) sem data para retornar à Santa Catarina, pois irão aguardar um doador. Por isso ela está fazendo uma campanha para arrecadar fundos e conseguir manter as despesas que terão nos próximos tempos.
“A minha imensa gratidão a todos que oram por mim, que ajudam com doação e compartilhando minha foto da campanha, a jornada não será fácil, mas com o apoio de todos fica muito mais leve”, finaliza.
Faça uma doação
Quem quiser realizar uma doação para Sibele Moretti, pode fazer através do pix 47996030106 (Caixa Econômica). Energias positivas e orações também são muito bem-vindas.