Santa Catarina enfrenta um novo e intenso período de frio devido à formação de um ciclone extratropical em alto mar. A informação é do site Climatempo, especializado em meteorologia. Embora o sistema não vá passar diretamente sobre nenhuma região brasileira, sua influência será significativa, especialmente nas áreas mais ao sul do país.
A previsão indica que o frio seja intenso até quarta-feira (14), com chances de geada em Santa Catarina. A combinação da formação do ciclone em alto mar com a atuação de uma alta pressão sobre o Brasil, que dá origem à massa de ar polar, criará um verdadeiro “corredor de vento”, informa a Climatempo.
De acordo com a Defesa Civil estadual, as temperaturas mínimas nesta segunda-feira (12) ficaram abaixo dos 0°C no Planalto Sul, variam entre 0°C e 5°C no Grande Oeste, Planalto Norte e Grande Florianópolis serrana e ficaram entre 5°C e 10°C nas demais regiões.
Devido a um reforço trazido por uma nova massa de ar frio, o amanhecer de terça-feira (13) será ainda mais gelado em SC, com temperaturas mínimas negativas e próximas dos 0°C do Extremo Oeste aos planaltos e demais regiões serranas.
A quarta-feira (14) segue com temperaturas mínimas baixas em todo o estado, porém o frio diminui em relação ao dia anterior. O risco é moderado nas áreas em amarelo do mapa para ocorrências associadas ao declínio das temperaturas, como desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
Este fenômeno impulsionará ventos frios para grande parte do país, especialmente no início da próxima semana. Espera-se que segunda, terça e quarta-feira sejam os dias mais gelados desta nova onda de frio.