Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Coronavírus: Testemunhas de Jeová em Jaraguá do Sul e no mundo utilizam a videoconferência para estudar a bíblia

Foto: Divulgação

Por: Elissandro Sutil

31/03/2020 - 16:03 - Atualizada em: 31/03/2020 - 16:33

Reuniões por videoconferência, uma tecnologia que permite o contato visual e sonoro entre pessoas de diferentes lugares, mas que dá a sensação de que os interlocutores se encontram no mesmo local.

Esse não é apenas um recurso utilizado por empresários, para reuniões executivas e entrevistas de emprego, foi a maneira também que as Testemunhas de Jeová no mundo todo encontraram para continuar a realizar suas reuniões semanais e edificar a fé dos membros da organização em meio a pandemia do coronavírus.

Guiadas pelos princípios bíblicos, as Testemunhas de Jeová obedecem às leis e não se opõem as autoridades governamentais, demonstram apreço pela vida, pela saúde e pelo bem-estar pessoal e da comunidade a sua volta.

Foto: Divulgação

Por isso, desde as recomendações da Organização Mundial da Saúde, de especialistas e de decretos no mundo todo que deliberaram o isolamento social para evitar a propagação do Covid-19, a organização religiosa tem se adaptado a novas rotinas afim de manter as atividades congregacionais, que envolve desde a tradicional pregação de casa em casa e estudos bíblicos, que agora são realizados por meio de cartas e telefonemas, as reuniões, que passaram a ser feitas através de videoconferência.

O modelo adotado em todos os salões do reino do Brasil é o mesmo utilizado em países como Itália e Estados Unidos que concentram o maior número de vítimas do coronavírus.

Se por hora os locais de adoração das Testemunhas de Jeová seguem com as portas fechadas para evitar aglomerações e conter o avanço do vírus, as reuniões continuam a ser realizadas na segurança de casa, onde cada membro participa com comentários e demonstrações bíblicas.

Santos assistindo a reunião com sua Esposa | Foto: Divulgação/Vilson

Eventos maiores e que tem uma alta concentração de pessoas, chamados de assembleias pelo grupo, também foram adiados até segunda ordem.

No último relatório divulgado no site oficial da organização religiosa um dos membros do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, Stephen Lett, trouxe relatos de vários membros da religião cristã no mundo todo, e como eles tem superado os desafios e se adaptado a cena atual com o coronavírus. Para o membro do corpo, apesar de triste o avanço da doença no mundo, não é surpreendente.

“Com certeza ficamos aflitos em ver que a cada dia o número de casos aumenta, mas ver o mundo sofrendo com pestilências não nos surpreende. Jesus disse em Lucas 21:11 que as pestilências seriam parte dos sinais dos últimos dias. Tudo isso que está acontecendo no mundo deixa mais claro do que nunca que estamos vivendo nos últimos dias”, disse em relatório.

Para ajudar os membros da religião, o grupo divulgou uma série de recomendações, que envolve manter a boa higiene, não entrar em pânico, obedecer às orientações das autoridades e demonstrar amor pelos outros.

Em Jaraguá do Sul as Testemunhas de Jeová possuem oito grupos denominados por eles de congregação. Cada grupo possui em média de 80 a 100 membros que se reúnem duas vezes por semana para estudar a bíblia.

No mundo todo são mais de 8 milhões de Testemunhas de Jeová em 240 países, e são dirigidos mais de 9 milhões de estudos bíblicos gratuitos.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP