Coral da Scar celebra 50 anos com dois concertos gratuitos em Jaraguá do Sul

Foto: Denis Natan

Por: Elisângela Pezzutti

31/05/2024 - 06:05

No próximo dia 6 de junho, o Coral da Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul comemora 50 anos de fundação. Para celebrar esta data especial, nos dias 8 e 9 de junho (sábado e domingo), às 19h30, serão apresentados concertos gratuitos no Grande Teatro da Scar

De acordo com o maestro Wanderli Stewerdt, o repertório que será apresentado nos concertos é moderno, com gêneros variados e um olhar para o futuro. “Vamos cantar músicas eruditas e clássicas mais no início, depois segue com repertório bem leve de música brasileira e culmina com um final bem mais moderno”, adianta.

Além dos cerca de 60 coralistas divididos em quatro naipes – sopranos, contraltos, tenores e baixos -, o concerto Coral 50 Anos terá a participação especial da Orquestra Jovem Scar, que acompanhará o coro. “A participação da Orquestra Jovem para nós é de suma importância, porque vamos ter uma orquestra especial tocando com a gente, coisa que é muito raro de acontecer com o coro, inclusive tendo arranjos inéditos para coro e orquestra”, afirma o maestro.

Ensaio da orquestra jovem junto com o coral | Foto: Camila Silveira

Coralistas desde a fundação do grupo

Cantando no coral desde sua fundação, em 1974, até os dias de hoje, está Dorotea Pasold de Souza, de 81 anos, e Nayr Schwarz Wiele, de 85 anos. Nayr lembra que entrou para o coral por causa do marido, Walter Wiele, que na época fazia parte da diretoria da Scar, e mais tarde trouxe também sua filha Denise, que a acompanha nos ensaios e apresentações.

Nayr conta que entrou para o coral por causa do marido, Walter Wiele, que fazia parte da diretoria da Scar, e mais tarde trouxe também sua filha Denise | Foto: Eduardo Ferreira

“Naquela época, o Centro Cultural só fazia exposições de fotografia e de quadros de pintores de Jaraguá do Sul. Como não se tinha recurso o suficiente para fazer outras atividades, decidiram fazer um coral e meu marido disse que já tinha uma cantora, porque eu já cantei em um coral em Brusque. E desde então eu estou no coral que agora completa 50 anos”, comenta Nayr.

Dorotea Pasold de Souza conta que já cantava no Coral Evangélico Luterano há vários anos quando, em 1974, através de seu maestro, soube que iria abrir um coral na Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul. Ela logo se interessou e se juntou ao grupo que havia sido formado para o primeiro ensaio.

Dorotea participa do Coral da Scar desde o primeiro ensaio, em 1974 | Foto: Eduardo Ferreira

Saúde mental e alívio das tensões

“Cantar no coral para mim sempre foi uma questão até de saúde mental, porque eu trabalhava muito. Sempre gostei, desde quando eu ia no culto confirmatório e cantava nos corais de igreja. E mesmo cantando no Coral da Scar eu continuei participando do Coral Evangélico. Depois, formamos outros pequenos grupos porque, durante toda minha vida, sempre gostei de cantar, é algo que faz parte de mim. Minha memória não é muito boa para datas, mas é muito boa para letras de canções e hinos, então enquanto eu tiver vida eu vou seguir cantando”, afirma Dorotea. “Durante esses 50 anos eu nunca deixei de participar. Sempre tivemos muito coleguismo e carinho entre os participantes. Nunca houve nenhum tipo de desavença nem nada que pudesse tirar o nosso brilho”, completa.

Helcio Chiodini integra o coral há 40 anos e há 20 anos tornou-se diretor do grupo. “Quando me perguntam por que participo do coral há tanto tempo, sempre digo que é muito bom, que faz muito bem para a mente. Às vezes vou para os ensaio tenso e saio de lá leve”, diz, afirmando que hoje o grupo tem 60 vozes e que quando ele assumiu a diretoria eram apenas 15. “Hoje podemos dizer que é um coral pleno, com muita qualidade”, destaca.

Helcio Chiodini integra o coral há 40 anos e há 20 anos tornou-se diretor do grupo | Foto: Arquivo pessoal

Repertório do concerto

O diretor observa que as apresentações dos próximos dias 8 e 9 foram um assunto tratado um ano e meio atrás com o maestro Wanderli Stewerdt. “De lá para cá, decidimos o repertório, depois falamos com o maestro da Orquestra Jovem, Jefferson Kriese, que também se prontificou a participar das apresentações”, informa Chiodini, comentando que Kriese é um maestro “criado na Scar, que hoje está fazendo grandes arranjos e fez a maior parte dos arranjos do concerto em homenagem aos 50 anos”.

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do Centro Cultural ou no site da TicketCenter (https://b09b.short.gy/CoralSCAR50Anos). Segundo o diretor Helcio Chiodini, a procura pelos ingressos está grande, principalmente para a apresentação do sábado (8). “Quem for não vai se arrepender porque será uma grande apresentação, com música inéditas, que foram feitas especialmente para esse espetáculo”, afirma.

O concerto Coral 50 anos terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Scar e, segundo o maestro Wanderli Stewerdt, as pessoas podem esperar uma grande surpresa. “O coral vai estar em uma outra roupagem, em um outro momento da sua existência, com músicas que talvez o público nem espere. Então vai ser um concerto que vai surpreender muita gente”.

O concerto Coral 50 anos conta com o patrocínio das empresas WEG e Malhas Wilson, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Gravação do hino de Jaraguá do Sul

Ao longo dessas cinco décadas, o Coral da Scar passou por diversas fases. Um dos legados que o grupo deixou para Jaraguá do Sul foi a gravação do hino do município a quatro vozes, em 1997, com a participação do Coral Evangélico.

O hino tem letra de Rodolfo Hufenüssler, música de Alceste Berri e harmonização a quatro vozes do maestro Luiz Fernando Melara. Essa foi a primeira vez que o hino jaraguaense foi cantado a quatro vozes e até hoje nas festividades oficiais do município é essa a versão tocada.

Serviço:

O que: Coral 50 anos
Dias: 8 e 9 de junho, às 19h30
Local: Grande Teatro da Scar, em Jaraguá do Sul
Ingressos: Gratuitos. Disponíveis na bilheteria do Centro Cultural ou no site da TIcketCenter (https://b09b.short.gy/CoralSCAR50Anos)

 

Notícias no celular

Whatsapp